Quartel da ROTA passa por processo de restauro

Quem passar pela Avenida Tiradentes, na região central de São Paulo, irá perceber que a famosa construção que abriga o batalhão da ROTA está passando por um novo processo de restauro.

clique na foto para ampliar

Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurada em 1892, o quartel em estilo pós-napoleônico é uma das mais importantes construções históricas da capital paulista.

Também conhecida pelo nome de Mansão da Rota, a edificação é um quadrilátero perfeito com 84 metros em cada lado. Por baixo do quartel há diversos túneis que dão voltas por todo o seu perímetro, e que atualmente alguns são abertos à visitação.

clique na foto para ampliar

A obra de restauro que iniciou-se no final de setembro está sendo realizada nas fachadas internas e externas do quartel. Do lado de fora já é possível ver o resultado de parte do trabalho, que inclui remoção de infiltrações, recuperação de paredes e a pintura da edificação. A última vez que o quartel passou por obra semelhante foi no ano de 2011.

Nos próximos dias traremos mais imagens e detalhes de todo o trabalho que está sendo executado por lá.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Gijo, o Rei da Linguiça

Localizada na Vila Mariana e fundada em 1949, a Casa Gijo é conhecida por suas incríveis linguiças disponíveis em mais de 20 variedades.

Leia mais »

Respostas de 9

  1. Maravilha! Os amados, valorosos e heróicos irmãos da mais poderosa, nobre e respeitada Corporação merecem estar num Quartel em perfeitas condições estéticas e funcionais. Além de fazerem jus a remuneração digna e serem respeitados pela sociedade, mídia e temidos pelos bandidos. Sejam abençoados Soldados e Oficiais! Abração. Paz Profunda!

  2. É um belíssimo prédio! Eu costumo imaginá-lo como se fosse um castelo medieval. Não seria da hora? Inclusive, ali próximo, na calçada do Teatro Franco Zampari, tem um arco que eu imagino como se ele fosse uma ruína do Império Romano…
    Douglas, você sabe alguma coisa sobre esse Arco?

  3. Muito lindo esse edifício, arquitetura maravilhosa e inesquecível a todos que por aí passaram.
    Muito bom preservar essa joia da nossa história….

  4. Conheço só a parte externa!
    Gostaria de conhecer a parte interna.
    Como faço para agendar uma visita?
    Obrigado!
    Francisco Roxo .’.
    25/10/2018 – Cotia – SP

    1. Não precisa agendar! Pode visitar todas as sextas, às 10h da manhã. Basta levar um documento pessoal com foto.

  5. Gostei da matéria sobre a Cantareira, só observando que, após a RAE, repartição de agua e esgoto, surgiu o DAE (departamento AE) e a SAEC ( superintendência AE da capital) e ai sim a Sabesp. Um abraço Henrique Ewbank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *