Residência do Engenheiro S.B. Mendes

Importante cidade brasileira e paulista, Campinas, no interior do Estado de São Paulo, também já foi dotada de inúmeras residências nobres como casarões e palacetes. Alguns bairros campinenses são realmente ótimos passeios para conferir a arquitetura antiga. Contudo, tal qual a capital, sofre e muito com a especulação imobiliária e as demolições.

clique na foto para ampliar

Localizada no número 121 da rua doutor Emílio Ribas, no bairro campinense de Cambuí, o palacete da foto acima foi construído em 1947 pelo engenheiro Sebastião Bueno Mendes para ser sua própria residência. A imagem acima, inclusive, foi enviada por ele pouco depois do imóvel estar com as obras concluídas para a renomada e extinta revista Acrópole, especializada em arquitetura.

A planta baixa da residência também foi divulgada pela publicação, cuja reprodução você confere a seguir:

clique para ampliar

O Escritório Técnico de Engenharia S.B.Mendes, de propriedade do dono do imóvel, foi bastante prolífico em Campinas, com diversos projetos executados pela cidade. Seu legado documental, inclusive, está sob guarda da Unicamp e pode ser conferido clicando aqui.

Contudo nem tudo é eterno, especialmente quando falamos de construção antigas. O imóvel resistiu por décadas a fio mas acabou sendo demolido no ano de 2013. A fotografia abaixo, resgata do serviço Google Street View, é a mais recente disponível que temos do velho palacete:

clique na foto para ampliar

A mesma rua ainda tinha preservada outro belíssimo palacete, vizinho a este, que também não resistiu e foi demolido praticamente junto com a residência da família Mendes. Toda essa riqueza arquitetônica do bairro acabou vindo abaixo para nada ser construído de fato no lugar, uma vez que não eram tombados possivelmente optaram por não correrem riscos futuros de tombamento.

Da casa mesmo restou apenas (foto abaixo) o muro e o gradil de madeira e em seu lugar foi aberto mais um odioso estacionamento, essa praga das cidades pensadas para o transporte individual em detrimento do coletivo que só destrói coisas boas. Já passou da hora de taxar estacionamentos, especialmente em áreas centrais das grandes cidades.

clique na foto para ampliar (fonte: Google Street View)
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: