Apesar de não ser um grande fã de arranha-céus tenho um carinho muito especial pelos prédios pequenos, os chamados “predinhos”. São construções muito mais agradáveis, de não mais que cinco andares, muitas vezes erguidos não por construtoras, mas por particulares que investem para ter uma renda futura. Um que eu gosto muito é esse abaixo:

Localizado no bairro da Mooca, precisamente no número 175 da rua Visconde de Laguna (em frente ao tradicional restaurante Esfiha Juventus), este adorável predinho antigo tem sua fachada toda trabalhada com pastilhas que fazem alusão à Cruz Pátea, que é o símbolo da Ordem de Malta, surgida durante as cruzadas, no século 11. Essa cruz também costuma ser chamada popularmente como Cruz de Malta e é muito utilizada em itens e objetos de portugueses e seus descendentes.
Outro destaque da fachada é o cobogó verde junto à sacada. O pequeno edifício apresenta-se em um ótimo estado de conservação e, creio eu, que a única coisa que foi modificada na fachada desde sua construção foram as janelas, que foram substituídas por outras de alumínio. Não foi possível conferir de longe, mas creio que as portas balcão também são de alumínio.
Parabéns ao proprietários por manter esse predinho tão bem preservado!
