Por trás de muro, árvores e plantas uma casa muito charmosa

Antigamente as casas raramente ficavam escondidas atrás de muros altos ou mesmo de barreiras verdes, como árvores frondosas, bloqueando sua visualização. Eram tempos mais tranquilos onde uma mureta baixa era o que bastava para dizer a quem estava na rua não transpassar. A criminalidade existia, mas em números menos alarmantes do que atualmente. Com o aumento da violência cada vez mais as casas passaram a ficar escondidas e muitas vezes impossíveis de serem vistas. Nós, que somos apaixonados por casas antigas, sofremos muito com essa barreira.

No bairro do Belenzinho encontrei essa residência que não fica atrás de um muro alto, mas escondida por grade, plantas e árvores. O que me deixou curioso para espiar mais a fundo:

Muro azul claro, árvore na calçada, portão alto mas grade com vista para o interior da propriedade. As plantas dificultam um pouco a visualização desde a rua, então atravessei fui olhar mais de perto e me encantei com o que vi:

Que casa linda, gente! Uma residência antiga, possivelmente da metade do século 20 para trás em excelente estado de preservação.

Observando-a tenho a sensação de que a única coisa que foi trocada nesta casa foi o piso, que é de uma cerâmica mais atual. Imagino como seria ainda mais bonita essa entrada se ali fosse o charmoso e típico piso de caquinhos vermelhos.

A casa mantém preservada tudo o que se espera de uma residência antiga: o alpendre em semicírculo, esquadrias e portas em madeira, azulejo decorativo na fachada (sobre a janela), pequenas janelas ladeando a porta de entrada e um jardim muito bem cuidado, diga-se de passagem. Outro item que dá para observar junto ao pórtico de entrada (no lado esquerdo), é um pequeno aspersório, objeto que é utilizado para se colocar água benta. Um objeto, tal qual os nichos para imagens sacras, cada vez mais raros de se ver em casas.

Que essa residência localizada na rua Engenheiro Reynaldo Cajado, mantenha-se assim bela e elegante por muitos e muitos anos. Parabéns aos proprietários.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.400 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade