O dia 22 de setembro já está conhecido como o “Dia Mundial Sem Carro”. A data foi criada na França em 1997 e em 2000 já havia sido adotada por várias outras cidades da Europa. Alguns anos mais tarde foi adotada por outras metrópoles mundiais até que no ano de 2005 o evento passou a ser apoiado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, até tornar-se oficial em 2009, através da Lei 15.035.
Mas será que São Paulo realmente está progredindo para uma cidade onde carros, bicicletas, transporte coletivo e pedestres possam coexistir com civilidade ? A nossa sessão “Antes & Depois” neste 22 de setembro apresenta duas imagens do Pátio do Colégio em 1975 e 2012, observe:
Os fundos do Pátio do Colégio, o berço da Cidade de São Paulo e onde toda a nossa história começou, e um dos mais importantes pontos turísticos da capital, tornou-se um mero estacionamento.
Turistas precisam se esgueirar entre os carros para poder contemplar a vista do Parque D.Pedro II, Brás e Pari, que são visíveis a partir de onde estão os carros.
Trata-se não só da perda de um espaço agradável de convivência, leitura e turismo, mas também um grande desrespeito à nossa memória. Se Padre Anchieta estivesse entre nós hoje, ficaria acuado em seu próprio espaço.
Uma agressão à cidade praticada por aqueles que deveriam torná-la melhor para as pessoas, mas sacrificam um ponto turístico e colocam o individualismo do automóvel em primeiro lugar.
Por fim, pergunto: Alguém já viu carro estacionado na Piazza del Popolo em Roma ?
Veja mais duas fotos do Pátio do Colégio (clique para ampliar):
Respostas de 17
SEM PALAVRAS…..
ONDE ESTAO OS SENHORES GOVERNADOR E PREFEITO DA NOSSA CIDADE, QUE NAO SE INTERESSAM EM MANTER O HISTORICO DESTE PAIS.
BEM, AS ELEICOES ESTAO AI…E’ HORA DA COBRANCA.
BOA SORTE.
IH colega!!!!! no que depender do governador e do prefeito, São Paulo pode ficar lotada de prédios, pois assim a arrecadação de IPTU na cidade agradece (e o bolso deles também)
É.
Sou do Rio. Estive aí em 2006 ou 2007 e não havia trânsito de carros no lugar. Quer dizer, não me lembro, mas acho que não.
Quando liberaram esse absurdo?
Olá J.C. meu nome é Valfredo e moro na Australia, gosto de história e sempre me interessei pelas de S.Paulo e do Brasil, trabalhei na Associação comercial de São Paulo de 2001 a 2012, que se localiza em frente ao Pateo do Collegio e desde muito antes até hoje lá se estacionam carros, inclusive a cúpula da empresa, assim como você, acho isso muito mais que absurdo, nossos governantes são pessoas interesseiras e e não sabem o que é história.
Sou do interior e estive no local há alguns anos. É lamentável ver como está atualmente.
Viu isso?
http://textileindustry.ning.com/forum/topics/obras-destroem-parte-do-castelinho-da-bresser
Que absurdo isso! É impressionante como nossos locais históricos não tem importância nenhuma pros governantes! Mas o que esperar de uma cidade que prioriza carros e não o transporte público?
Estive no Pateo do Colegio dia 16 de Novembro de 2012 e esta assim mesmo. o que é uma pena.
O pateo do collegio pertence à Companhia de Jesu$ a ordem mais rica da Igreja Católica. Deu pra entender o pq o estacionamento?
e só tem carrão hein
cidade pra quem?
Eu pergunto onde estão os arquitetos da cidade que apáticos permitem tamanhas atrocidades ao espaço público?? Essa categoria deveria se organizar e botar mais pressão nos mandos e desmandos dos governantes, porque esses idiotas vão, mas as burradas que eles comentem permanecem.
Anos atrás, na hora do meu almoço (trabalho no centro) , ia até o Patio do Colégio onde haviam vários s bancos no jardim e lá ficava fazendo palavras cruzada, lendo . Hoje em dia, só veículos é que tem vez. Que pena !
Área de convivência da população, virou estacionamento. Triste!
Cidades para carros, não para pessoas…
Os carros ali são dos excelentíssimos membros do Tribunal de Justiça do Estado de SP que fica bem em frente ao pátio. Pois é, dando o exemplo.
Os carros e o caos tomaram conta das grandes cidades, sobretudo de São Paulo. Tardará o dia em que tenhamos mais respeito pela natureza e sossego para andar de bicicleta nas ruas da metrópole. Aproveitando o tópico da matéria sobre O Pátio do Colégio, queria sugerir que fosse feita uma matéria sobre o tradicional Liceu de Artes e Ofícios, citado na histórica novela Os Imigrantes, que a TV Brasil vem exibindo desde maio de 2022. Poderiam ser feitas mais novelas como essa, de forte conteúdo histórico, mas é apenas sonho.
(fazer duas coisas ao mesmo tempo é complicado,por isso o erro acima)