Se existe um tipo de estabelecimento comercial que é a cara de São Paulo, arrisco dizer que é a padaria. Essa verdadeira instituição da alimentação veio com os portugueses e hoje é completamente enraizada na cidade e não há paulistano que não frequente uma (ou umas). E hoje apresento aqui uma que faz parte da minha seleta lista de panificadoras que gosto e visito regularmente:
Localizada na esquina das ruas General Couto de Magalhães com Washington Luís a padaria Cascatinha é minha parada obrigatória quando vou até a região de Santa Ifigênia para fazer alguma compra. Inaugurada em 1953, a padaria está instalada em uma edificação assobradada histórica que se estende principalmente pela rua Washington Luís onde faz divisa com uma edificação idêntica que abriga um hotel.
A Cascatinha é uma padaria típica paulistana onde se compra o pão de cada dia e também se faz ótimas refeições, sendo muito procurada por trabalhadores de escritórios e empresas da região. É também sempre muito bem avaliada por clientes, sendo em 2024 finalista pela terceira vez consecutiva do concurso Padocaria, que elege as melhores do ramo todos os anos.
Além de poder comer bem é muito legal visitar a Cascatinha para admirar sua fachada, que é tombada como patrimônio histórico municipal. O andar superior é ocupado há mais de 70 anos pelo Hotel Itajubá. Algo curioso a mencionar é que quase em frente a padaria existia um chafariz e bebedouro público muito bonito, que infelizmente foi demolido pela prefeitura, neste link você pode conferir como era.
ATENÇÃO: Não faço publis ou qualquer tipo de merchan, se recomendei o estabelecimento é porque eu gosto e o frequento. Vá conhecer e depois comente aqui o que achou.