O sobrado da rua que não é mais bonita…

Já escrevi algumas vezes aqui e volto a repetir: Se um paulistano do passado (virada do século 19 para o 20) viajasse no tempo e chegasse aqui nos dias atuais ele se perderia com os nomes das ruas. Isso em virtude das mudanças que ocorrem para agradar um ou outro e para auferir lucros políticos a vereadores que usam o direito de mudar os nomes sem nenhum critério.

clique na foto para ampliar

Tome por exemplo esse lindo conjunto assobradado antigo, construído nos primeiros anos do século passado. Quando ele foi inaugurado ficava na rua Bonita esquina com a rua da Glória. Mas se você for pesquisar em meados da década de 1930 já não encontra a rua com esse nome. O motivo? Ela foi alterada para rua Doutor Tomás de Lima.

Mas dependendo do ano fonte de pesquisa também não irá encontrar esse sobrado na mesma rua Tomás de Lima. Sabe a razão? É que mudaram em 1993 o nome dessa rua de novo, para agradar a comunidade japonesa que vive na região rebatizando para rua Mituto Mizumoto (o apagamento dos nomes da região em prol da comunidade nipônica não é de agora).

Perfil traçado em 1925 por leitora da revista Cigarra sobre um rapaz morador da então rua Bonita

A mudança, dessa vez, for parcial. Como a rua Doutor Tomás de Lima é divida em duas partes desde que foi inaugurada a Radial Leste ela passou a ter dois nomes: a porção mais próxima à Sé manteve o nome, enquanto a parte mais na Liberdade recebeu o nome do fundador do jornal dedicado à colônia japonesa São Paulo Shimbun. E assim permanece até hoje.

Lembra do viajante do tempo? Então, caso ele chegasse em 2024 procurando a referida rua Bonita ela até a encontraria, mas bem longe do centro. É quem 1979 alguém decidiu batizar uma rua do bairro do Tucuruvi com esse nome, deixando a coisa ainda mais confusa. Daqui a um século será que a rua Bonita terá mudado de região novamente? Não estaremos aqui para saber.

Rua Bonita agora localizada no Tucuruvi, em anúncio de 1965

O SOBRADO

Voltando ao sobrado em questão trata-se de uma construção muito interessante e de arquitetura eclética, construída nas primeiras décadas do século 20. Originalmente eram três residências independentes no andar superior e diversas portas comerciais no piso térreo. Aparentemente apesar de algumas mudanças o imóvel ainda parece manter tanto a disposição da planta original quanto sua estrutura intacta. Uma preciosidade da região localizada a um quarteirão de distância do sobrado das cinco esquinas, já mostrado aqui no site.

Abaixo você confere mais duas imagens do sobrado, clique na fotografia para ampliar.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 4

  1. Gostaria de decifrar as iniciais escritos no topo da janela.Seriam MRV ?Qual o nome do construtor?

  2. De todos os imóveis que já vi aqui, esse é um dos que mais me encantou pelos detalhes, achei muito caprichado os detalhes.
    Ótimo texto.

  3. “(o apagamento dos nomes da região em prol da comunidade nipônica não é de agora).” Não entendo qual a raiva que o “autor” tem da comunidade japonesa. Deveria é agradecer essa comunidade por tudo de bom que fizeram pelo país. Com certeza o “autor” deve ser uma pessoa amarga sem história familiar que só quer lacrar. Certeza que vai apagar meu comentário covardemente…

    1. Comentários idiotas ou desnecessários e que não contribuem com o debate são apagados. Aqui não é página de fofoca ou Facebook.
      Quando você parar de se esconder e colocar seu nome real, quem sabe eu mude de ideia e aprove mais comentários seus, todo covarde se esconde atrás de um perfil falso. Mantive este seu comentário, igualmente idiota como os demais, apenas para te responder que não há raiva nenhuma a qualquer tipo de comunidade, ainda mais a nipônica a qual tenho forte relações. Quando você aprender a fazer interpretação de texto vai entender que a crítica é referente à mudança deliberada e irresponsável de nome de ruas, não se faz uma homenagem a alguém tirando a homenagem de outrem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *