Olá, quem escreve aqui é Douglas Nascimento jornalista, editor deste site e presidente do Instituto São Paulo Antiga. Este instituto, fundado em 2019, é o braço físico e forte do projeto que iniciou-se lá atrás, em 2009, como um blog sem grandes pretensões e focado em contar a história da cidade para todos aqueles que se interessam por ela, de forma simples, direta e sem exageros acadêmicos.
Do trabalho tímido e despretensioso surgiu uma grande demanda dos paulistanos em conhecer mais e mais sobre a história da cidade e, aos poucos, o projeto transformou-se em uma das grandes referências online da história paulistana (talvez, sem falsa modéstia, a maior) e ponto de partida de pesquisas para estudantes do ensino médio, superior e até para graduações acadêmicas.
Desde abril de 2022 o Instituto São Paulo Antiga está aberto ao público (fotos abaixo) com sua sede própria, com cerca de 800 volumes dedicados ao estudo da história do Brasil, de São Paulo, da arquitetura, arte tumular, criminalística e gastronomia, com um acervo com livros desde o século 18 até os dias atuais. A biblioteca, embora particular, é aberta ao interessados em pesquisar mediante agendamento.
No entanto, tudo isso tem um custo. Manter uma sede aberta ao público, renovar e ampliar constantemente o acervo tanto da biblioteca, quanto da hemeroteca, acervo fotográfico e equipamento de produção de trabalho exige um custo que está muito além do que hoje eu posso arcar.
Então, se você aprecia este trabalho que há 15 anos se faz presente, peço encarecidamente que me ajude a manter as portas abertas deste espaço e deste trabalho que eu amo fazer e vocês amam acompanhar. Temos despesa de servidores, becape de manutenção, seguro do acervo, alarmes, monitoramento virtual, despesas cotidianas (água, luz, internet, telefonia, gás encanado), além de tantas outras quanto renovação de equipamento, obras pontuais e ampliação de acervo.
Sem a sua ajuda não existirá São Paulo Antiga em 2025. Nossos proventos mal serão suficientes para outubro e não vislumbro outra alternativa para o ano seguinte que não seja encerrar as atividades. Faça uma doação e colabore com esse projeto que é praticamente um trabalho solitário online em defesa do patrimônio cultural, artístico e histórico de São Paulo.
Para doações fixas, mensais recomendamos o uso da plataforma APOIA.SE, clicando aqui. Outras métodos, peço que entre em contato.
Obrigado!
Respostas de 2
Ué? E vc com sua coluna da folha?
O que uma coisa tem a ver com a outra?