Ônibus elétrico dos anos 1940 abre nova mostra “Rodas e Trilhos”

Olha só que exposição bacana que o Museu da Energia de São Paulo está abrindo neste final de semana:

Neste sábado, dia 1º de junho, abre-se a exposição inédita “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”. Instalada no andar térreo, a mostra apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo.

No dia de abertura, em parceria com o Museu dos Transportes e a SP Trans, o pátio interno do museu abrigará um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo, o modelo Brill, fabricado nos anos 1940 nos Estados Unidos.

A exposição também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos.

Além de painéis, fotos e documentos, a mostra terá vitrines de objetos, com itens que fizeram parte do sistema de transporte elétrico da capital, como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.

A exposição tem entrada gratuita e foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Rua das Palmeiras

Importante via de ligação entre a Barra Funda e a Santa Cecília, a rua das Palmeiras no passado terminava no largo das Perdizes. Com o

Leia mais »

Respostas de 13

  1. muito boa essa exposiçao sobre os antigos trolebus em Sao Paulo, gosto muito sobre exposiçoes de transportes publicos antigos e novos, sejam do Brasil ou do resto do mundo.

  2. Parabéns a todos que se envolveram com o projeto da exposição, um BOM exemplo a ser seguido.

  3. O modelo iguais ao ônibus da foto vieram para São Paulo em 1956. Já haviam outros de modelos diferentes e que chegaram na ocasião da primeira linha de trollebus inauguradas em 1949 e que serviam o bairro da Aclimação e cujos nomes das linhas eram Praça General Pollidoro e Machado de Assis.
    Depois creio que no ano de 1950 ou 1951 criaram outras linhas e que serviam os bairros dos jardins. Esses ônibus elétricos iam para os bairros Jardim Europa, Jardim Paulistano e se não me engano Jardim América também.

  4. PENA QUE AQUI NO RIO DE JANEIRO, NÃO SÓ NA CAPITAL, MAS EM TODO O ESTADO, NÃO SE TEM NENHUM MUSEU DO GÊNERO PARA PODERMOS VER OS TIPOS DE CARROS, ÔNIBUS E TRENS ANTIGOS, ATÉ MESMO CABINES MECÂNICAS E ELETRO-MECÂNICAS E MESMO AS TOTALMENTE MANUAIS, OS ANTIGOS SEMÁFOROS BEM COMO TIPOS DE PLACAS ANTIGAS DE SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *