Os fãs do futebol arte e os admiradores de Pelé, o rei do futebol, tem mais um local para visitar na grande São Paulo. Trata-se do Monumento Rei Pelé, inaugurado em abril de 2024 e faz justa homenagem aquele que foi o maior jogador de futebol de todos os tempos e embaixador informal do Brasil pelo mundo afora, levando a imagem do país para muitos cantos do mundo onde a diplomacia não conseguiu chegar.
Instalada em Santo André, município do Grande ABC, a obra foi colocada no parque Antônio Fláquer, que é popularmente conhecido e chamado de Ipiranguinha pela população. O local não foi escolhido por acaso e é intimamente ligado à trajetória do atleta Pelé.
Bem diante de onde a escultura foi instalada era localizado o estádio Américo Guazelli, do Corinthians de Santo André, palco do amistoso disputado em 7 de setembro de 1956 entre esta agremiação andreense contra o time da Vila Belmiro. O jogo ficou marcado pela entrada de Pelé, aos 30 minutos do segundo tempo, e pouco tempo depois marcou seu primeiro gol (de 1282) consolidando a vitória do alvinegro praiano por 7 a 1, neste amistoso de aniversário da Independência do Brasil.
O recorte abaixo, do extinto jornal Correio Paulistano, publicado em 8 de setembro de 1956 dá uma breve nota sobre o gol e sobre o amistoso:
SOBRE O MONUMENTO:
A escultura é uma obra da dupla de artistas plásticos Fabiano Lopes e Marilda Dib e foi concebida com resina e pó de mármore. Ela pesa 170 quilos e possui um total de 2,73 metros de altura incluindo sua base. Sua localização é Rua 7 de Setembro, Vila Alzira, Santo André (SP). A estátua foi doada ao município por empresas da cidade e faz parte das comemorações do aniversário de 471 de Santo André.