Uma boa notícia para o patrimônio histórico paulistano nesta semana de comemorações do aniversário de 463 anos da Cidade de São Paulo.
Considerada como uma das mais importantes obras da artista plástica Tomie Ohtake (*1913 +2015), o Monumento aos 80 anos da Imigração Japonesa foi entregue completamente restaurado pela Prefeitura de São Paulo.
Há anos vandalizado e degradado com pichações e rachaduras, o monumento foi rapidamente restaurado nas primeiras semanas deste ano para ficar pronta a tempo para o aniversário da cidade. Realizada através do programa Cidade Linda, a obras foi realizada através de parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a Tintas Coral.
A foto abaixo mostra o monumento antes de ser recuperado:
Localizado em frente ao Centro Cultural São Paulo, o monumento é composto por quatro ondas de concreto que se elevam do chão. Elas representam as quatro gerações de nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil, que são o issei (nascido no Japão), o nissei (filho de japoneses), o sansei (neto) e o yonsei (bisneto).
Com sua última repintura ocorrida há sete anos, a obra teve suas estruturas passando por serviço de limpeza em 14 de janeiro. A lavagem serviu para retirar os resíduos de poluição e a tinta de pichações. Em 16 de janeiro a equipe responsável pelo restauro iniciou seus trabalhos. A repintura seguiu as orientações deixadas pela artista, nas cores amarelo, laranja, verde e azul.
Veja mais fotos do monumento restaurado:
Crédito das imagens: Fabio Arantes / SECOM PMSP
Respostas de 8
Que bela noticia, e que belas imagens. Vou compartilhar. Amo minha cidade, tão maltratada. Alegrou meu sábado ver isso.
O problema foi esse prefeito otario ter confundido pichação com grafite e ter coberto de cinza o maior mural de arte do mundo na 23 de maio
Eu acho que ele fez muito bem. O tal “maior mural” era um grande lixo na parede a céu aberto. Já foi, já era… que venham os muros vivos com muito verde. Adeus poluição visual.
Douglas, onde está os parabéns ao prefeito por esse magnífico trabalho?
Olá Gabriel,
Não devo parabéns a ninguém. É a obrigação do prefeito.
Abraços
que ácido hem?
Que mantenha o monumento conservados dessa vez e retorne os belos grafites na 23, pois não se deve basear no gosto pessoal do prefeito, mas não que é coerente e reconhecido.
Realmente o monumento ficou show de bola, mas é aquilo… aqui em São Paulo restaurar qualquer obra de arte e/ou monumento é “enxugar gelo”, pois o governo vai e restaura ai vem os pichadores e emporcalham tudo de novo, ai o governo vai e restaura novamente e os pichadores vão e emporcalham outra vez e por ai vai…