Seguindo tendências internacionais de bastante repercussão e sucesso, a Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) promovem a primeira Jornada do Patrimônio, nos dias 12 e 13 de dezembro, nos moldes do que já ocorre em diversos países, como as Journées du Patrimoine na França e o Open House em Nova Iorque (openhousenewyork).
Até 25 de outubro, está aberto um chamamento para receber propostas de oficinas, palestras, cadastro de voluntários para atuar como guias/monitores durante o evento, em dezembro, além de adesão de proprietários de imóveis tombados ou com interesse histórico, artístico e cultural e instituições que ocupem prédios com estas características e que poderão ficar abertos durante a Jornada do Patrimônio, ampliando a oferta de locais que poderão ser visitados e integrar roteiros temáticos.
Inscreva-se com suas propostas e ideias e venha participar desta excelente iniciativa em prol da cultura e de nosso patrimônio.
Mais informações e acesso aos formulários para envio das propostas e adesões, clique aqui: http://goo.gl/oXZs2a
Nós do São Paulo Antiga apoiamos totalmente a iniciativa e iremos participar da Jornada do Patrimônio. Participe você também!
Respostas de 12
Douglas, de que forma o SPA vai participar da Jornada ? Eu fiquei bastante interessada, mas não sei bem como poderia participar
Olá Kemie, como vai ?
Você pode propor passeios, roteiros, se prontificar a ser voluntária etc.
Nós aqui realizaremos passeios e open house (mas ainda não podemos revelar o que e onde)
É, talvez eu proponha alguns passeios, embora muitas das minhas idéias sejam cópia dos passeios da Caminhada Noturna, da qual eu participo. Como guia voluntária eu não posso, pois só é permitido a universitários (e já não é meu caso há muitos anos rsss). No aguardo da participação do SPA então!
Um bom roteiro seria uma passada nos quarteirões das avenidas Angélica, Higienópolis e adjacências, com visitas às mansões remanecentes, ao colégio Sion, além de alguns dos primeiros prédios de apartamentos nessa região.Ou seja, seria algo em termos de arquitetura mesmo.Além disso, duas das mais emblemáticas mansôes de outrora ainda estão de pé nesse lugar: A de Dona Veridiana e do Álvares Penteado.
Excelente iniciativa da prefeitura. Gostaria de participar como voluntário, mas parece que só é aberto a universitários. Douglas, se o SP Antiga precisar, estou à disposição! Abs
Fiquei muito chateada pq não posso me candidatar para guia/monitor, sou bacharel em turismo e nunca consegui experiência como guia……e para o mercado sempre exigem experiência e qdo tem uma oportunidade e só para estudantes……
Olá Douglas, acompanho seu site por um tempo, é um trabalho muito bonito, parabéns !!! Gostaria de deixar três sugestões para novas publicações de casarões que me intrigam muito, o primeiro na rua Guianases 1112, o segundo é um casarão ao lado do museu da energia, ambos em Campos Elíseos e o terceiro na rua Pirapitingui, 72 na liberdade, em frente do antigo casarão de Ramos de Azevedo. Tá aí, ficam como sugetao, parabéns pelo site !!
Não sei se já disse isso por aqui, mas foi através do SP Antiga que tomei conhecimento dos adeptos do Urbex (urban exploration). Cara, isso é muito legal.
Douglas, você participa de algum grupo “Urbex” ou trabalha sozinho?
Gostaria de comparecer nos dias 12 e 13/12 . Tem algum grupo, monitoramento, guias pra acompanhar esse tour?
Como receber o programa e se inscrever para participar das visitas dos dias12 e 13?
Olá, Douglas. Aqui na região da Vila Mariana temos muitas opções na rua Domingos de Morais, começando com o Castelinho, nº 775, que hoje é hostel. Depois, antes de chegar nos bombeiro (que também é um ótima opção), tem uma casa que data de 1938 (hoje, está para alugar), tem o Itaú Personalittè, tem o Banco do Brasil… isso tudo seguindo sentido Jabaquara. Na rua Machado de Assis tem um casarão também antigo, onde funciona uma casa de repouso… Na rua Capitão Cavalcanti também tem um outro casarão antigo, lindo…quase próximo da esquina com a Domingos de Morais… Bom, estas são algumas dicas. Isso sem contar com os poucos casarões que sobraram na Av. Paulista… Casa das Rosas e um outro casarão lindo ao lado do Parque Mário Covas (se não me engano)… Abraços e boa sorte!!