Hotel Danúbio

Quem passa hoje pela avenida Brigadeiro Luís Antônio, na altura do número 1.099, não imagina que naquele prédio baixo, de arquitetura diferenciada, também existiu o que foi provavelmente o maior centro de termas da cidade. Estes dois empreendimentos, Hotel Danúbio e Termas Danúbio, foram idealizados por um daqueles imigrantes empreendedores que fizeram São Paulo progredir.

Imigrante de origem armênia, Varam Keutenedjian, já tinha em 1919 seu nome gravado como um dos pioneiros da industrialização da cidade pois já era proprietário, com seus conterrâneos, da fiação e tecelagem Varam, Gasparian e Cia., no bairro da Mooca.

Varam também foi um dos pioneiros da indústria automobilística brasileira, através da empresa Varam Motores (1946-1956), que montava, em regime de CKD, os automóveis Nash além de representar os tratores Ferguson, picapes Nissan e produtos FIAT. Estava instalada na Rodovia Anchieta, onde mais tarde se instalaria a SIMCA e finalmente a Chrysler, fabricante dos automóveis e caminhões da marca Dodge.


Voltando ao Hotel Danúbio é importante lembrar que São Paulo, no início da década de 1950, era conhecida como a cidade que mais crescia no mundo e, neste momento, investir em hotelaria era um bom negócio. Inclusive por conta do clima positivo das grandiosas comemorações do IV Centenário da cidade. Enfim, a cidade fervia.

Foi neste ambiente que começou, no bairro da Bela Vista, a construção do Hotel Danúbio com seus 12 andares e 137 apartamentos, tudo especialmente projetado para ser um hotel. A localização, uma das mais relevantes vias do centro da cidade, era, então, privilegiada.

etiqueta de bagagem do antigo Hotel Danúbio

O hotel começou a funcionar em novembro de 1952 e o balanço da empresa proprietária, Companhia de Grandes Hotéis Varam, publicado em fevereiro de 1955, dava os números e detalhes dos valores gastos na montagem do hotel, que foi muito criteriosa, como sugere a criação exclusiva de lustres fabricados especialmente para o empreendimento. Abaixo um descritivo dessas luminárias:

clique na foto para ampliar

Estacionamento, posto de gasolina, oficina mecânica, restaurante, bar, salões para eventos, salas de estar e todas as facilidades de um hotel de luxo na época fizeram com que o endereço se tornasse destaque na cidade, atraindo um público diferenciado. Com os bons resultados do empreendimento, em fevereiro de 1959, o grupo resolve abrir, ao lado do hotel, um grande – diríamos, até enorme – complexo termal com os mais variados tipos de saunas e banhos.

Confira abaixo uma galeria de fotos internas do Hotel Danúbio em seu período áureo:

O hotel também teve alguns moradores ilustres tais como Gilberto Gil e Nana Caymmi além de ser frequentado por outros artistas diante da proximidade de teatros e casas de shows da região. Na década de 1980 sofreu uma grande reforma e até o final da década de 1990, ainda recebia delegações de times de futebol, reuniões de partidos políticos e, mesmo já não tão sofisticado, continuava em funcionamento, até que o prédio foi vendido e fechado.

As termas, vizinhas ao hotel, também encerraram suas atividades e, durante algum tempo depois disso (1996), o local foi o endereço de uma famosa casa noturna, o clube B.A.S.E., que acabou fechando no início dos anos 2000.

O complexo do antigo Hotel Danúbio em janeiro de 2024 apresenta-se em situação lastimável (clique para ampliar)

Em 2002 os dois prédios foram comprados por uma instituição de ensino com o objetivo de instalar diversos cursos no local, porém, em 2003, o prédio do hotel (ainda com o mobiliário) foi ocupado por 600 pessoas num movimento coordenado que se repetiu em outros hotéis desativados do centro da cidade. Mais uma vez reformado passou a abrigar alguns cursos universitários, porém atualmente encontra-se fechado.

Por outro lado, onde estavam os banhos e as saunas, local de saudável relaxamento, o destino foi o mesmo. Não sobraram nem as lembranças do vapor. Abaixo você confere mais algumas imagens atuais do que foi outrora o elegante Hotel e Termas Danúbio.

Bibliografia consultada:

– Folder hotel e termas Danúbio (Col. José Vignoli)
– Revista Acrópole Jul 1953, No. 183
– O Estado de S. Paulo 14/12/1956, 13/02/1959 e 17/10/1996
– Diário Oficial do estado de São Paulo 27/02/1955
– Site www.lexicar.com.br/varam
– Imagens da hotelaria na cidade de São Paulo, Sandra Trabucco Velenzuela, Ed. SENAC, São Paulo, 2013

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *