Hotel Boa Vista

Mesmo com a corrida desenfreada de construtoras e incorporadoras em busca de terrenos com grande potencial construtivo no centro de São Paulo,  a região central ainda mantém alguns imóveis antigos que resistem quase que de maneira inexplicável.

O antigo hotel da Av. Brigadeiro Luís Antônio (clique para ampliar)

É o caso deste antigo hotel Boa Vista, datado dos primeiros anos do século 20 e localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio 1609, Bela Vista.

Abandonado há mais de duas décadas, por todo este tempo vem sofrendo uma contínua deterioração e sofrendo algumas alterações, como o emparedamento de portas e janelas, além da demolição dos anexos que seguiam pela rua lateral.

O estado atual contrasta, inclusive, com a mais antiga imagem que temos em acervo desta região, que mostra estre trecho da avenida no início da década de 1980, quando o hotel já sofria com uma certa decadência, mas ainda mantinha suas atividades:

A região nos anos 1980, com o hotel ainda em funcionamento (clique para ampliar)

Em sua fachada é possível notar não só um grande esmero em sua construção, que resiste bravamente, como um certo ecletismo em sua construção. Apesar do padrão arquitetônico não seguir o estilo de arte nova (art noveau) há vários elementos neste padrão, como os gradis da sacada (foto abaixo) e também um portão de ferro na antiga entrada ao andares superiores. É curioso, aliás, o fato que todas as principais manifestações de arte nova na capital paulista estão ou nesta avenida ou em travessas dela.

Apesar do abandono, o imóvel foi levado à leilão por algumas oportunidades nos últimos anos. Entretanto em nenhuma vez foi atingido o valor mínimo de lance para venda. O fato de ter a tombada fachada não deve ser impeditivo, pois é possível fazer importantes alterações em seu interior, que tornem seu uso mais adaptado as realidades atuais.

Será que algum dia veremos este belo edifício antigo restaurado ? Só o tempo dirá.

Confira a galeria de imagens deste imóvel (clique para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 16/10/2019:

Já vão alguns meses que o velho hotel abandonado está coberto com um tecido para proteção e nela consta uma placa com o

Clique na foto para ampliar

 

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 24

  1. Até algum temmpo atrás, funcionava – na parte do prédio fronteira à Av. Brig. Luís Antonio – uma churrascaria. O abandono é recente, não tendo muito mais do que uns dez anos.

  2. Morei anos perto desse prédio e de muitos outros no bairro bela vista.
    É uma pena estarem nesse Estado.
    Eu moro no interior agora, numa cidade chamada pindamonhagaba e estão destruindo muitos prédios históricos aqui. Essa semana vou começar a fotografar o que resta antes que seja tarde. Tiveram a coragem de destruir imensos palacetes de 2,3 andares do início do século pra fazer comércio. Pérolas neoclássicas e de arte noveau viraram pó!É triste. O povo não tem memória. Parecem não se importar.

  3. Fico pensanod porque ninguém faz alguma coisa para não deixar prédios como esse apodrecendo ao ar livre numa das avenidas mais importantes da cidade.

  4. Fiquei encantada com essa obra!
    Realmente, o abandono é mto triste! E ainda é depreciado com aqueles cartazes de shows…

  5. Nas proximidades desta rua existe um casarão literalmente amarrado por cabos e madeiras para que não se desabe, é uma cena curiosa e impresionante que merecia uma reportagem.
    A casa fica na rua Arthur Prado proximo a Rua Santa Madalena

  6. Em uma das fotos há uma plaquinha da Kauffmann, acredito que entrando em contato com eles seja possível conhecer o imóvel por dentro.

  7. Trabalho há 23 anos próximo a este prédio. Vocês tem toda a razão, é de cortar o coração ver obras como essa tão abandonada. Ainda este ano tive a oportunidade de perguntar ao pedreiro que fechava as paredes com blocos, ele também, na sua simplicidade, disse sentir muito em ter que fazer aquele trabalho. Ele conhece os proprietários(2 irmãos) que nunca entram em acordo para vendê-lo ou fazer algo importante.Dá-lhe apego material! Famílias só no papel!

  8. Pérola aos porcos! Quem tem condições de comprar e reformar não faz! Nos aqui tudo “duro” suspirando de amor por esses casarões… oh vida injusta!

  9. Adoro esses casarões antigos, do centro e dos bairros.
    Infelizmente esses belos imóveis vão se deteriorando até virarem estacionamento, igual a casa dos Matarazzo na Paulista. Derrubá-la foi um lamentável e terrível equívoco. Vamos torcer para este e outros terem um destino honroso.

  10. Vale destacar que no ano passado o hotel que funcionava ao lado na Rua Santa Madalena foi fechado e emparedado. Não sei o que isso pode significar para este casarão (o prédio do hotel é horrível), mas boa notícia não é.

  11. Nossa que judiação esse prédio estar assim, detalhes de uma construção que não se ve hoje em dia estão nele, notei também a placa de vende-se, já até podemos prever o seu destino. Lamentável.

  12. Passei esses dias na por esse prédio e até tirei fotos, pensando em mandar para a São Paulo Antiga caso não encontrasse algum artigo sobre ela. O imóvel é muito bonito, mas está bastante judiado. Quando a vi, estava com uma faixa de leilão. Entrei no site de curioso e o imóvel está avaliado em mais de 1 milhões de reais, muito absurdo mesmo. Uma pena que provavelmente irá ser leiloado e demolido…

  13. Mas que lindeza, tudo nele e bonito. Sera que algum dia eu vou matar minha curiosidade e ve.lo por dentro? Estou todo o domingo vendo os imoveis antigos, que muito me compraz. Seu trabalho Douglas e maravilhoso. Nao pare nunca. Sou fa de seu trabalho e o invejo, o meu sonho e viver no meio das antiguidades, destaque para construçoes antigas.

  14. Moro nessa Rua, passo em frente a essa construção todo dia, houve invasão, recentemente desocupação e agora pintaram toda a parte de baixo com o mesmo padrão do estacionamento que fica vizinho a construção, por certo, em breve será mais uma construção oca, utilizada como estacionamento.

  15. Um valor significativo é o sótão habitável deste imóvel; creio que haja ainda mais elementos que o valorizem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *