Atualmente banidos da publicidade em revistas, jornais e televisão e com uma grande campanha anti-tabagismo em curso, os cigarros já foram muito bem vistos e associados ao luxo, riqueza, bom gosto e prazer.
A propaganda abaixo, de 1919, associa o cigarro ao prazer com a simples e curta frase “Gosar é fumar!” (grafia com “S” da época). Hoje este anúncio seria impensável.
Respostas de 6
Mesmo quando ainda havia publicidade de cigarro, o GOZAR já seria impensável nos dias de hoje…
cadê o anúncio??
Deu algum problema temporário, mas já está aqui…
Está ai a prova de que “Gozar e Fumar” já vem desde o tempo de nossos bisavós, mas dizem que o negócio tem que ser nessa ordem, senão o cabra brocha. 😀 😀 😀 😀
Gozar é fumar! Hummmmmmmm….. esse “gozar” não está cheirando bem.
A bem da verdade, os cigarros tinham forte propaganda até bem pouco tempo atrás.
Na minha infância, na segunda metade da década de 70, e ainda mais, eu acho, nos anos 80, as diversas marcas de cigarro tinham um grande apelo, uma influência pesada em nossa sociedade. As propagandas(que sempre serão a alma do negócio) eram sublimes, criativas, apelativas… Associavam o cigarro com alto “status”, com inteligência, com requinte, com liberdade, etc, etc, etc.
É claro que experimentei, mas nunca viciei.