Edifício Presidente Altino Arantes

Quando se fala o nome “edifício Altino Arantes” a associação feita imediatamente pela maioria das pessoas é direto ao prédio que também é conhecido como Banespão ou, mais recentemente, Farol Santander. Mas você sabia que, na verdade, o edifício Altino Arantes original é outro? Acompanhe que vou te contar esta história!

Na foto Altino Arantes Marques, que atualmente dá nome a dois edifícios do centro de São Paulo

O famoso “prédio do Banespa” ao ser inaugurado foi oficialmente batizado de Edifício Banco do Estado de São Paulo. Esse nome oficial permaneceu inalterado desde sua inauguração, em 1947, até ao menos a segunda metade da década de 1960, quando foi rebatizado com o nome de Altino Arantes, primeiro presidente daquele banco e governador paulista. Isso foi feito sem atentar ao fato que já existia oficialmente outro prédio, a poucos metros dali, com esse mesmo nome.

Projetado pelo renomado Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares, o edifício Presidente Altino Arantes foi originalmente idealizado para ser a sede, em São Paulo, do Instituto Brasileiro do Café (IBC). Sua construção começou em 1941 mas com o aprofundamento da Segunda Guerra Mundial e a queda das exportações do café durante o conflito as verbas para erguer o prédio minguaram e elas ficaram paralisadas por uma década, sendo retomadas em 1951 e concluídas em 1954.

Edifício Altino Arantes, na rua 15 de Novembro esquina com rua do Tesouro

Em 1956 o governo estadual adquire o edifício junto ao IBC para que ali passe a ser abrigada a Caixa Econômica do Estado de São Paulo e o prédio foi oficialmente batizado como Edifício Presidente Altino Arantes.

*1 A Caixa Econômica do Estado de São Paulo, posteriormente chamada de Nossa Caixa, surgiu oficialmente em 1951 quando o governo paulista uniu, em uma única autarquia, todas as caixas econômicas paulistas. A mais antiga, da capital, foi inaugurada em 1917 com um depósito simbólico de 1 conte de réis, pelo então estudante Paulo Francisco, filho de Altino Arantes. Além da capital existiam as caixas econômicas de Santos, Campinas e Ribeirão Preto.

Apesar de possuir relevante beleza arquitetônica, a demora de sua construção acabou por ser um revés para o edifício no cenário dos arranha-céus de São Paulo. Quando foi finalmente inaugurado o Banespão já era o grande centro das atenções da cidade por ser naquele momento o maior prédio da América do Sul.

Na fachada se encontram as placas de identificação do edifício e da agência bancária (clique para ampliar)

O Edifício Presidente Altino Arantes possui ao todo três entradas, sendo duas delas pela rua 15 de novembro (uma para acesso à agência e outra para o restante do edifício) e uma pelo número 70 da rua Álvares Penteado. Ali era a agência matriz da Nossa Caixa, com dimensões grandiosas e ocupando três andares do edifício, somando 1.476m².

Desde 2007 tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) foi restaurado pela primeira vez em 2008, com projeto do arquiteto Paulo Yokomizo em obras que duraram oito meses e foram entregues em setembro daquele ano. Curiosamente a Nossa Caixa pouco iria usufruir desse restauro, uma vez que dois meses depois o Banco do Brasil anunciou a aquisição do banco paulista pelo valor de R$ 5,38 bilhões. O banco seria oficialmente extinto em novembro de 2009 e desde então o edifício também faz parte dos ativos Banco do Brasil.

Veja mais fotos na galeria abaixo (clique para ampliar):

OBRAS DE ARTE

Quando se fala do Edifício Presidente Altino Arantes há o que se reverenciar nele além de sua arquitetura, especialmente no que se refere às obras de arte que estão incorporadas ao interior do prédio.

Os Argonautas – obra mede 2,67 por 8,30 metros (clique para ampliar)

Quando o prédio ainda estava em construção seu primeiro dono, o IBCC, procurou o artista plástico italiano Gaetano Miani para que ele desenvolvesse obras artísticas para serem incorporadas ao interior do edifício. Miani criou quatro obras que até estão preservadas e mantidas no edifício: Os Argonautas um afresco de que fica na parede da entrada da agência, junto aos caixas eletrônicos; Bandeirantes pintura em cerâmica azul e ouro que mede 4 por 4 metros e que fica na parte interna da agência; Riquezas do Brasil pintura em esmalte sobre cobre e Brasil dá café ao Mundo escultura em cerâmica revestida por cobre, essa por sua vez instalada no interior da entrada de acesso aos andares superiores do edifício.

Brasil dá Café ao Mundo (clique para ampliar)

DADOS:
Edifício Presidente Altino Arantes

Autoria: Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares
Construção: 1941 a 1954
Primeiro proprietário: Instituto Brasileiro do Café (IBC) (1941 a 1956)
Segundo proprietário: Caixa Econômica do Estado de São Paulo (Nossa Caixa) (1959 a 2009)
Atual proprietário: Banco do Brasil
Total de andares: 22
Entradas: 3
Endereço oficial: Rua 15 de Novembro, 111 – Sé

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: