Edifício Mercúrio

Demolido em 2011, o Edifício Mercúrio era localizado diante do Mercado Municipal da Cantareira, o popular Mercadão.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O Mercúrio era um antigo arranha-céu da região central da cidade de São Paulo, que esteve interditado por dois anos antes de ser finalmente demolido, juntamente com seus vizinhos, os edifícios São Vito e Francisco Herrerias.

Inaugurado em 1957, o Edifício Mercúrio foi um gigante de 24 andares e 140 apartamentos que é vizinho de outro edifício famoso e já retratado aqui, o São Vito. o anúncio abaixo, de 1952, é possível ver seu projeto ainda com o nome original, D. Pedro II.

Nome acabou sendo mudado de D.Pedro II para Mercúrio

Veja outras fotos deste prédio (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 31

  1. Concordo com seu ponto de vista, até pq o lugar ali não é tão lindo para virar uma praça. Praças cercadas ja tem as pencas próximo a antiga prefeitura e só serve para casas de lona dos moradores de rua. Acho que esse prédio deveria ser reformado (se é q a estrutura ainda presta) e virar moradia popular. Mas claro tudo legalizado, vendido e tal.

    Praça, pra que? se ninguém nem cuida depois?!

  2. Estou de acordo que seja transformado em praça, devido ao alto grau de deterioração e a ocupação por usuários de drogas, além do custo estratosférico que teria para reforma-lo, incluindo sua estrutura.

  3. Falta lugar e os caminhões do mercado ficam atrapalhando o trânsito, mas ao invés de transformar o local em algo como um estacionamento, que ajudaria inclusive a melhorar o transito local, vai virar mais uma praça para ser sub-utilizado, exatamente igual ao espaço próximo a esse, onde fica o antigo gabinete da prefeitura de SP…

    1. como disse antes eu morei la no mercúrio,tinha sim pessoas ruins como tem em todos os lugares,mas também tinha muita gente boa ,ciei meus filhos la, e hoje são homens e mulheres bem sucedidos obrigado saudoso edifico mercúrio obrigada são paulo, era um lugar magico,onde você podia escolher o rumo de sua vida,muitos escolheram,muitos ficaram ate o fim,mas eu vendi o apto e comprei uma casa na minha cidade natal onde vivo até hoje,com meu marido filhos netos e bisnetos,sou muito grata,mas a vida é feita de começo meio e fim e pra você querido mercúrio não foi o fim,pois continua vivo nas minhas lembranças e na minha gratidão,quando eu vou pra são paulo visito a praça em memoria ao edifício mercúrio e são vítor onde morei e dei aula de corte e costura,muita saudades ,um forte abraço …

  4. Em 1980, Quando minha mãe me levava a Zona Cerealista, eu observava o S.Vito e o Mercúrio, naquela época o edifício São Vito já estava em processo de degradação visual, porem o Mercúrio não era mal frequentado, com o passar dos anos, os problemas do S.Vito extenderam-se para o Mercúrio também, porem estruturalmente o Mercúrio possui possíbilidades de restauração e custo menor (é viável), mas o S.Vito não, e como os dois prédio são muito próximos não há como implodir um sem compremeter estruturalmente outro, é uma pena, pois o Desenho Arquitetonico do Mercúrio é muito Bonito.

  5. É UMA PENA…AMBOS ARRANHA CEUS PODERIAM SER RESTAURADOS, MUITOS APARTAMENTOS EM REGIAO CENTRAL, MOREI NO ULTIMO ANDAR DO SÃO VITO, NOS ANOS 80, SAUDADES….AGORA..MAIS UMA PRAÇA PRA VIRAR CRACOLANDIA, MORO NA 9 DE JULHO, FUTURA CRACOLANDIA TAMBEM…ALIAS COM ESSE GOVERNO , TUDO ESTA SE TRANSFORMANDO EM CRACOLANDIA…

  6. MAIS UMA PRAÇA CHEIA DE COCO, MERDA, MIJO E CRACK..PARABENS GOVERNADORES, EPNAS QUE VCS NAO MORAM NO CENTRO

  7. Uma vez um amigo disse que SP capital seria a nossa Paris brasileira…
    Mas ao observar ss fotos e as matérias desse site eu pensei se a verdadeira Paris andaria triste e esquecida em sua história como SP.
    Infelizmente brasileiro tem mesmo uma memória curta e quanto mais curta ela parece se manifestar, “melhor”.
    Na Europa, as metrópoles convivem com o moderno e o antigo; já aqui, o antigo foi condenado há tempos.
    Quem sabe assim seja mesmo “”melhor””.
    Abraços a todos.
    PS: sou goiano mas adoro SP em todos os seus aspectos, rs…

  8. O centro de São Paulo precisa melhorar. Se você visita Roma, Paris, NY, e outras grandes cidades, elas têm no seu centro, um atrativo cultural, gastronômico e turístico. São Paulo sempre teve essa vocação. Para recuperá-la é necessário que bons restaurantes, boas casas de espetáculos, museus e outros se instalem no centro, e as residências não destoem, precisam também ser de boa qualidade.

  9. tanto se falou q não teria como implodir o s.vito e deixar o mercurio assim os dois foram condenados edestruidos,mas não houve a implosão foram destruidos andar a andar por maquinas e serviço braçal mesmo pq “era mais seguro”. se é assim ja q não houve implosão não precisava demolir os 2……….agora mais uma praça pra mais criminalidade, e mais pessoas desabrigadas eviva a democracia e aos belissimos governantes…… como disse o amigo acima o moderno poderia mto bem conviver com o antigo, custaria caro sim mas dava outro destino como museu ou algo q fosse patrionio, mtas coisas em sp custam caro e a população não vem em q……..

    1. E a tal praça, não sou a favor da mesma… Mas já que demoliram tudo, cade a praça!!!
      Até agora só estou vendo uma “praça de guerra”, passo lá diariamente e temos um grande, triste e feio nada!!! Formado de cacos de ignorância e despreso…

  10. Pois é não é, tanto o São Vito como o Mercúrio poderiam ser reformados para dar moradia a cerca de 3 mil pessoas, mas o que acontece é que os políticos pedem seu voto prometendo o melhor pra todos depois vem despeja seus moradores derrubam e ainda ficam rindo do povo que deu seu voto pra eles cambada de sem vergonha.

  11. Todos os prédios antigos abandonados devem ser recuperados pelo poder público. Esses edifícios constituem o patrimônio arquitetônico e cultural de São Paulo. As autoridades gastam milhões para erguer o Itaquerão para a Copa 2014 e abandona o patrimônio artístico-cultural. Todos esses prédios podem ser recuperados e a área em torno ser revitalizada. A maior cidade do Brasil deve colocar dinheiro público para preservar sua cultura. Investir na recuperação de toda essa área degradada é investir no patrimônio artístico-cultural. País desenvolvido preserva sua memória, sua História, sua cultura. Seria uma grande burrice demolir esses edifícios degradados e mais burrice ainda é a continuidade do abandono e o uso por drogados. O dinheiro público pode sim ser investido em prol da memória, cultura, revitalizando toda área e atraindo empreendedores, gerando empregos, assim toda a região voltará aos bons tempos.

  12. estes dois predios ja foram demolidos por completo no mes de setembro de 2011 junto com a antiga rodoviaria e outros imoveis proximos vamos ver o que vao construir no local o proximo vai ser a antiga estação de trem do pari que esta ali proxima…que pena!!!!!

  13. Em vez de praça, o que ao menos ajudaria a amenizar o problema da impermeabilização do solo, ilhas de calor, etc, a prefeitura fez um enorme estacionamento zona azul na área. Um deserto de asfalto sem um pedacinho de verde sequer.

  14. Nesse local será construída uma unidade do SESC, o que será muito bom para dar um pouco de revitalização nessa região que foi criminosamente negligenciada pelo poder público, há décadas. Imaginem se tivessem preservado o Parque Dom Pedro como era, teríamos um outro Ibirapuera ligando o centro e o início da zona leste. Nós tínhamos um Hyde Park e não sabíamos.

  15. eu morei no edifico mercúrio,tenho vontade de rever meus amigos ,mesmo porque quando o prédio fio desativado eu não marava mais lá,muito triste, boas lembranças…

  16. Como é bom ouvi de uma moradora grata as conquistas e beleza de uma cidade maravilhosa, que também me deu a melhor estrutura de vida. Uma pessoa que luta sabe agradecer e reconhecer o que a vida tem de boa, independente das adversidades.
    Sampa a melhor cidade !!

  17. Uma pena um um imóvel como este chegar no estado que ficou. Uma pena. Algumas possibilidades poderiam ter sido melhores que demolir, ainda que mais caras e demoradas. O que virou o espaço? Tanto desse como dos vizinhos? Alguém colocou nos comentários que viraria um Sesc, isso ocorreu mesmo? Seria algo bom, acredito.

    1. A situação piora quando vc lembra que, apesar de degradado, o Mercúrio nunca chegou a ser decrépito como era o São Vito… Talvez merecesse uma segunda chance assim como o Francisco Herrerias que ficava ao lado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *