Empório do Sr. Aníbal (demolido)

clique na foto para ampliar

Este antigo e belo sobrado da rua Francisco Coimbra, na Penha, não existe mais. Sua demolição começou no mesmo dia em estivemos no local para fotografá-lo. Segundo moradores do bairro, trata-se de uma das mais antigas construções desta localidade.

Neste imóvel, no andar superior, viveu Colombo conhecido por ter sido engenheiro na construção da Basílica Nossa Senhora da Penha, no centro deste bairro. No térreo funcionava um armazém de secos e molhados bastante conhecido na região, que era conduzido pelo senhor Aníbal de Almeida.

Neste mesmo imóvel também viveu uma senhora chamada Olga, conhecida por ter sido diretora da Escola Estadual Barão de Ramalho.

Confira outras fotos deste imóvel:

Atualização – 15/8/2024

Como relatamos à época o imóvel foi demolido no mesmo dia que o fotografamos, porém nunca mais voltamos ao local para conferir o que foi construído no local. Agora, atualizamos o artigo com o que foi feito do espaço, sendo erguido diversos sobrados que inclusive adentam à rua lateral.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Pudim da Casa

Loja de Santana instalada em casa antiga preservada faz deliciosos pudins de leite condensado, conheça!

Leia mais »

Estação de Cubatão

Atualmente desativada e funcionando como um centro cultural, a Estação de Cubatão é uma das mais antigas de São Paulo, inaugurada em 1867. Conheça sua história

Leia mais »

Respostas de 9

  1. Esse imóvel esteve presente em toda a minha infância. Ali funcionava um armazém — do Sr. Aníbal — ao qual os moradores das redondezas recorriam sempre … A Dona Olga, diretora do Barão de Ramalho morava lá … É faz muito tempo …

    1. Saudoso Aníbal de Almeida e seus filhos falecidos Eli e Fernando, tinha uma venda neste sobrado tipo mercadinhos de hoje, fazia entrega com carroça e buscava mercadoria na rua Santa Rosa no Brás. sua espoa Conceição ainda vice na Lapa e é mais conhecida por dona Quita, irmã da dona OLga, Evarista, Tota, João, Marcílio.
      Um absurdo! Estão construindo treze sobrados na mesma área.

  2. Sempre passo por este local pois fica bem perto de onde eu trabalho.

    Agora, lamentavelmente, existe uma construção enorme de casas geminadas. Daquelas cuja frente não passa de 3,5m.

    A construção pega da esquina da Francisco Coimbra até a esquina da José Maria.

    Quem sabe daqui uns cinquenta,sessenta anos ou mais, outras pessoas como nós que admiramos as constuções antigas, estejam comentando: “Derrubaram os 13 sobradinhos para construir um prédio enorme naquela esquina….” rs

    Na rua Francisco Coimbra, em frente ao SENAC tem uma casa maravilhosa que está a venda há muito tempo. Ela parece ser muito grande e tem uma área no fundo que lembra uma chácara. Alguém sabe algo sobre ela?

    1. Olá, neste casarão morava Dr. Colombo que foi o engenheiro da igreja nova da Penha na Rua Santo Afonso.

  3. COnheco tambem o local, e acho excelente o que estão fazendo, trazendo progresso, com construções novas, no lugar dos curtiços

  4. Passo nesta rua a muitos anos, e sempre achei este sobrado muito bonito. Uma pena ter sido demolido,como diversas outras casas que tambem estao sendo demolidas no bairro. Será que isso é progresso?

  5. Parece que há muita gente que conhece o local e as pessoas… Alguém sabe o nome do proprietario da casa da R. Padre Bernardino Bandeira,20 – que também foi demolida?…
    Ah, por acaso, houve alteração de número na rua?
    (É que fui informada no cartório da R. Mj.Ângelo Zanchi, que outra casa da rua, nos anos 60, era número 20…Será que isso procede?)Se souberem, por favor,informem. É muito importante p/mim. Agradeço.

  6. Empório do Sr. ANIBAL passava todos os dias bem cedo para ir ao Barão de Ramalho com minha mãe, morava na rua Maria Emília, muita saudades desse tempo onde tudo era muito simples e as pessoas se conheciam, uma pena que mais uma lembrança se foi, agora só lembranças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *