Conheça o Brooklin, o bairro que combina o melhor da modernidade e do conforto

Na Zona Sul, entre os distritos de Itaim Bibi e Santo Amaro está localizado o Brooklin. O bairro já foi conhecido como Brooklin Paulista e hoje se configura em duas partes, o Brooklin Novo e o Velho. A região, como um todo, é considerada nobre e é mercada pelo luxo e por sede de grandes centros empresariais.

Divulgação - Lopes

O Brooklin é vizinho de bairros como Olímpia, Vila Cordeiro, Indianópolis, Chácara Santo Antônio, Campo Belo, Campo Limpo e Santo Amaro. As principais vias que o delimitam são, por exemplo, a Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Rua Roque Petroni Junior e Avenida Washington Luís.

HISTÓRIA:

No começo do século XX a região do Brooklin já existia, mas não era considerada um bairro. O espaço recebia uma das paradas do bonde que cortava a cidade de São Paulo. A valorização imobiliária, no entanto, só aconteceu quando a companhia São Paulo Tramway, Light and Power assumiu o negócio na região.

Vale ressaltar que a área somente surgiu como bairro em 1922, quando teve seu território loteado e divido entre três compradores: Afonso de Oliveira Santos, a Sociedade Anônima Fábrica Votorantim e Júlio Klaunig com Álvaro Rodrigues.

A partir desse momento o bairro se desenvolveu com a construção de casas, fábricas e outros empreendimentos. Estar às margens de dois córregos (Água Espraiada e Cordeiro) não impediu a evolução do distrito.

Divulgação - Lopes

Já nos anos 60 o bairro sofreu outro grande crescimento, advindo da construção da Estação Berrini de trem. O movimento foi intensificado também com a formação de um centro comercial em volta da Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini. Na rota instalaram-se empresas nacionais e multinacionais que fugiam do centro e da região da Paulista e Faria Lima. Essa configuração permanece até hoje, já que a Avenida abriga os estúdios de TV da Disney e HBO, hotéis de luxo, consulado canadense e sueco e, entre outros, os prédios de instituições como a Nestlé e a HP.

O Brooklin, durante os anos, passou por diversas obras e hoje se consolida como uma área privilegiada na cidade. É o bairro que abriga um dos cartões postais de São Paulo: a Ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Ponte Estaiada.

Lopes - Divulgação

A ORIGEM DO NOME BROOKLIN:

O nome foi escolhido pela Light, como uma homenagem ao famoso bairro do Brooklin, em Nova York. Os dois bairros têm duas coisas em comum, além do nome: sediam as pontes que são cartões postais de suas respectivas cidades e são ambos grandes centros comerciais.

INFRAESTRUTURA:

As ruas urbanizadas e arborizadas do Brooklin Velho combinam perfeitamente com as casas de alto padrão da região, a qual é mais residencial e horizontal que o Brooklin Novo. Lá você encontra inúmeros centros comerciais e casas de classe média.

TRANSPORTE:

O bairro abriga a estação Berrini da Linha 9 da CPTM e futuramente contará com um com o monotrilho da Linha 17 e a estação Brooklin-Campo Belo da Linha 5 do Metrô. Ainda recebe inúmeras linhas de ônibus e uma intermunicipal que liga a região até Diadema.

Além disso, o Brooklin oferece fácil acesso à Marginal Pinheiros, aos bairros Morumbi e Itaim Bib e ao Aeroporto de Congonha, que está a apenas 10 minutos do local. As Avenidas Santo Amaro, Jornalista Roberto Marinho e Bandeirantes cortam o bairro, sendo as principais vias de locomoção.

SERVIÇOS E LAZER:

O bairro do Brooklin tem tudo que você precisa. Farmácias e hospitais como o Santa Paula e o São Luís são referência na região. Agências bancárias, restaurantes de qualidade e academias estão espalhadas pela área e são fáceis de serem encontradas. O bairro dispões também de excelentes supermercados e padarias.

Lopes - Divulgação

Entre os centros de compra e shoppings que abastecem o Brooklin, podemos destacar o Market Place e o Morumbi. O primeiro tem 167 lojas, 11 salas de cinema, escritórios e uma maravilhosa praça de alimentação. O segundo, eleito o melhor Shopping de São Paulo, tem 483 lojas e uma área gastronômica de grande evidência com restaurantes como o Saj (comida árabe), Zucco (italiano), Badaró (cozinha paulista) e a sorveteria americana Ben and Jerry’s.

Os amantes de arte música também seu lugar guardado no bairro. A Galeria L’oiel está localizada no Brooklin e com parceria da França realiza diversas exposições sobre pintura, escultura, moda, etc. O WTC Golden Hall é um grande espaço para realização de eventos e a Escola de Música Tom Jobim disponibiliza cursos e aulas para todas as idades.

Lopes - Divulgação

Texto: Carolina Braga / Lopes – Imagens: Lopes (divulgação)

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Prédio da Mitra Arquidiocesana de São Paulo

Este antigo edifício pertencente à Igreja Católica e corre risco de ruir. Saiba mais detalhes sobre esta construção que está em uma área onde há desde 1975 um projeto para erguer um novo edifício de 25 andares para abrigar a Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Leia mais »