Casas – Avenida Celso Garcia

Se existe uma avenida que entristece o olhar do paulistano, com certeza é a Avenida Celso Garcia.

Ela que já foi uma das mais belas e elegantes vias paulistanas, com um cenário único de chácaras, casarões, residências simples e fábricas, hoje é um conjunto de construções antigas abandonadas, outras desfiguradas e um asfalto de qualidade sofrível.

Mesmo assim sobrevivem nesta decadente avenida alguns exemplares do passado charmoso que ela já teve, abaixo apresento dois exemplos:

clique na foto para ampliar

Construídas no início do século 20, estas duas residências vizinhas estão na altura do número 1964 da Celso Garcia. Na verdade trata-se de uma casa (a direita) e um salão comercial, que foram bastante descaracterizados ao longo dos anos.

O imóvel da esquerda é o que mais sofreu. Perdeu duas portas originais, que eram separadas, por outra única e mais larga. Sua fachada também foi sensivelmente alterada com a abertura de uma diminuta janela.

Enquanto isso o imóvel à direita é o mais preservado dos dois. Sua fachada (foto abaixo) pode ser facilmente recuperada, uma vez que as duas únicas alterações foram a remoção da porta original de madeira por outra menor, e a remoção de uma das janelas do porão, que deu acesso pela rua a esta parte da casa, onde agora funciona um pequeno comércio.

Será que um dia veremos alguma dessas casas restauradas ? Eu não tenho muitas esperanças quanto a isso.

Conheça outros imóveis e monumentos desta avenida clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Galeria Sarty

Muito antes de apareceram os shopping centers já haviam muitos espaços coletivos de compra, como as galerias. Localizada na Avenida Celso Garcia, na altura do Parque São Jorge, a Galeria Sarty foi uma das mais conhecidas da zona leste da capital.

Leia mais »

Respostas de 6

  1. Em 1935 meus avós tinham uma joalheria na av. Celso Garcia 721, no local já teve uma agencia bancária, entre outros, e agora é uma loja de utilidades domésticas.
    Na época tiveram que sair as presas devido a revolução constitucionalista, quando voltaram encontraram marcas de bala na porta de entrada do estabelecimento.
    Mas é isso, os bairros do Brás e do Belém infelizmente possui vários imóveis abandonados e para piorar esses bairros não possuem áreas verdes, av. celso Garcia não possui árvores, faltam praças, etc.

    Jose Carlos Mota Recacho

  2. José Carlos Mota, seu comentário é um relato ilustrativo e complementa c informações de vivência. Muito bom isso, pra quem, como eu, não conhece muitas regiões da cidade de SP, seus bairros…

  3. É lamentável, mas quem sabe algum dia, por alguma iniciativa séria de preservação?

  4. Clarice, São Paulo é uma cidade fantástica, vale apena conhece-la, seus bairros suas historias.
    É difícil imagina como era a cidade a 130 anos atrás, mesmo vendo fotos antigas, quase da mesma forma que os habitantes daquela época poderiam imaginar a cidade hoje.

  5. Boa noite! Quanta saudades sinto do meu Brás querido, fui morar na Rua Bresser, no nº 1842 – (onde hoje é a estação Bresser), na época eu tinha apenas 8 anos, vivi ate os meu 16, mas foi o melhor momento da minha vida. Nunca mais tive coragem de voltar, as vezes vejo pelo Google Maps, e não localizo minha casa, fico triste, mas faz parte!!
    ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *