Considerado um dos bairros mais tranquilos e agradáveis de São Paulo, o Pacaembu também é onde podemos encontrar alguns dos mais belos, preservados e luxuosos casarões paulistanos. Suas ruas cheias de curvas e bastante arborizadas que não raro nos revelam grandes surpresas.
E mesmo que muitas das casas acabem recebem muros altos depois que sofrem alguma reforma, ainda é possível se divertir vendo tantas outras que permanecem fiéis ao seu padrão original e a filosofia empregada pela Cia City, responsável pelo loteamento e urbanização do bairro.
Localizados na Praça Garcia Redondo, estes dois casarões são exemplos adoráveis dos belos imóveis que podemos admirar em um passeio pelo Pacaembu. São vizinhos tão charmosos que é difícil não passar pela praça e parar um pouco para ficar observando tais belos exemplares da arquitetura antiga da cidade.
É como se de um momento para outro tivéssemos voltado no tempo. A praça tem pouco trânsito, o local é bastante silencioso e o som mais comum é o cantar dos pássaros que vivem nas árvores que por ali existem. Vamos conhecer os dois imóveis separadamente:
No número 105 temos este magnífico casarão pintado de tom salmão e detalhes na cor branca. De estilo bastante eclético o imóvel tem sacadas em todos quartos e uma aconchegante varanda na entrada.
Seu jardim é extremamento bem cuidado e um “muro verde” foi erguido junto ao gradil dando uma certa privacidade e discrição para quem está do lado dentro. O acesso à garagem se dá pelo portão do lado esquerdo e após descer uma leve rampa que segue aos fundos do terreno.
Abaixo mais imagens do sobrado (clique para ampliar):
Localizado no número 115, a construção vizinha é que mais me encanta. Trata-se de um casarão colonial muito bem cuidado e elegante, pintando em cor branca, com detalhes em tom de amarelo e portas e janelas em verde escuro.
Com apenas uma mureta gradeada separando o imóvel da rua, a casa também possui um pequeno jardim impecável e tal qual a do número 105, o acesso aos fundos da propriedade da garagem se dá por uma rampa em declive. As colunas de entrada à varanda e as muretas entre os portões são adornadas com pedras.
Abaixo mais imagens do casarão (clique para ampliar):
E ai, qual dos dois casarões é o seu favorito ? Escreva ai nos comentários !