As redes sociais são ferramentas poderosas para a preservação da memória de uma cidade. Através delas podemos conhecer até pessoas que possuem histórias e fotografias importantes de nossa história e que chegam até nós mais rápido através de contatos em comum ou divulgação.
E foi através de nossa página do Facebook que a leitora Gracinda Beraldi entrou em contato conosco e enviou a foto e a história deste belo casarão que existia na altura do número 5367 da Avenida Celso Garcia, no Tatuapé.
Esta casa foi residência e consultório do saudoso médico Dr. José Miguel Beraldi, avô da leitora Gracinda Beraldi, e que foi um importante médico e personalidade paulistana, com bastante notoriedade por toda a carreira, e especialmente nas décadas de 40 e 50.
O Dr. Beraldi teve uma carreira nobre na medicina.
Além de atender em sua residência no Tatuapé (era comum antigamente médicos e dentistas atenderem seus pacientes em suas casas, normalmente no piso térreo), José Miguel Beraldi foi médico da Sociedade Esportiva Palmeiras entre os anos de 1942 e 1950. Posteriormente, em 1951, assumiu o cargo de diretor do departamento médico da agremiação esportiva.
Sua carreira, sempre notável, não se restringiria ao clube de futebol. Em 1948, o Dr. José Miguel, como era conhecido, foi diretor do Departamento de Esportes do Estado de São Paulo e, posteriormente, chefe da Divisão de Parques e Jardins Públicos da Prefeitura de São Paulo. O médico viria a falecer em 2005.
A bela residência do Dr. Beraldi era a única neste trecho da avenida, tomada principalmente por lojas, prédios e estabelecimentos comerciais. Diante do casarão existia o extinto Cine São Jorge cujo prédio, preservado, funciona como uma famosa loja de calçados. A proibição de carros na Avenida Celso Garcia no sentido centro ajudou a deterioração da via e a desvalorização dos imóveis residenciais na região.
Poucos anos atrás o antigo imóvel foi adquirido por uma concessionária de automóveis que demoliu o que restava do local. O casarão desapareceu para sempre da avenida, mas entrou na memória de todos aqueles que sempre se lembrarão do Dr. Beraldi como um grande representante da medicina em São Paulo.
Agradecimento: Gracinda Beraldi