De todas as ruas do bairro paulistano da Bela Vista, região central de São Paulo, a Major Diogo é possivelmente a mais interessante no quesito de construções antigas, mais até que a famosa rua 13 de maio. Nela, que se inicia rua Santo Antônio e termina na avenida Brigadeiro Luís Antônio, estão vários imóveis antigos conhecidos como o Teatro TBC, a casa de Dona Yayá e muitas outras.

Localizada no número 645 da rua Major Diogo esta casa antiga foi construída em 1910 e está em estado razoável de conservação, mantendo preservada a maioria dos itens originais externos como as janelas de madeira e gradil do beiral da entrada (na foto após os degraus da escada). O portão, por sua vez, já foi trocado mas não interfere na originalidade.
Na fachada do imóvel é possível ver um adorno com o ano de sua construção, bem como as iniciais VDM que vão de encontro ao dono original da casa. Desde a década de 1970 a residência tem outros proprietários que não possui sobrenome com a letra M, contudo após algumas pesquisas foi possível descobrir que o M vem do sobrenome Messias, o que foi confirmado por uma lista telefônica antiga e também por um prêmio ganho em 1956 como consta no recorte abaixo.

Veja abaixo mais uma fotografia da casa, com destaque para o detalhe da fachada com as inscrições e ano de construção.
