Recentemente o São Paulo Antiga fez uma visita a Casa Guilherme de Almeida, e quando saíamos de lá encontramos uma casa muito interessante nas proximidades do museu:
Localizada no número 389 da rua Vanderlei, em Perdizes, esta casa faz parte de um conjunto de ao menos duas residências idênticas que foram construídas ali. Apesar de pequena, é uma construção em estilo art déco muito interessante, com traços discretos mas muito agradáveis.
Observem que exceto pela janela de madeira, esta sim bem comum, todos os demais adornos são pensados para construção e bastante elegantes, como a pequena cobertura, vitrôs ao redor da porta de entrada e a própria porta em si, onde até a grande que protege os vidros é de traços arrojados.
Não ficou claro se o imóvel é atualmente de uso residencial ou comercial, mas é importante salientar que é a única a preservar 100% a fachada original. O imóvel à direita (foto abaixo) já foi muito descaracterizado para ser adaptado a uma loja e garagem.
Observando a área quando fotografamos as casas, surgiu a dúvida se existiu uma terceira casa, já demolida, do lado esquerdo desta que fotografamos.
Enfim, uma preciosidade das Perdizes que esperamos ver preservada por muito tempo ainda.
Respostas de 15
O imóvel ao lado, embora com esquadrias nada originais, pelo menos, não está gritando. Acho que houve um mínimo de bom-gosto na adaptação (embora eu prefira a original), bem diferente de umas e outras que vemos por aí, né?
O bairro de Perdizes guarda muitas destas preciosidades!
Parabéns pela postagem!
Aliás, ai mesmo na Rua Vanderlei tem muitas casas como essa, sei disso porque, apesar de ser da Zona Leste, uma vez por semana ia ai para a Zona Oeste.
Que linda essas casinhas. Me transportam ao passadome lembro de minha mãe e bate um saudade gostosa. Maravilha.
Como disse a Raquel: PRECIOSIDADES.
Quisera a memória da cidade, que mais proprietários valorizassem essas construções, pelo que são, pelo que representam na história da cidade, dos bairros, da cultura e das famílias que nelas residiram.
Parabéns aos moradores dessas duas casas e parabéns ao sítio São Paulo Antiga, na figura incansável do jornalista Douglas Nascimento.
Hum… se esse estilo é o art-deco acho que há um conjunto de casas de dois andares muito similar ali no PARI que pode ser checado pelo google ruas – na Rua das Olarias na altura do 341…
muito linda a casinha!
Gostei muito da casinha q esta na Rua Vanderlei e nome de meu pai. Uma casa assim da pra ser um museu.
Quem construiu essa casa, bem como as demais até chegar na Cardoso de Almeida foi o Sr João Abbate, tio da minha mãe! Eram italianos que começaram as construções do bairro!
Puxa que legal ver a foto desta casa, os padrinhos de casamento ( Alberto e Alzira Vanucci ) de minha mãe e pai em 1951 residiram, ai próximos a este número creio que não falhar a memória no 363, um pouco acima desta da foto, na minha infância estive várias vezes ai neste local, que fica próximo a rua Cardoso de Almeida, passei por ai última vez em 2010 e a casa ainda estava lá do mesmo jeito, valeu a postagem reavivou minhas lembranças !
Que coisa linda ver estas construções resistirem ao tempo e a mudanças do bairro de Perdizes que guardam tanto da história de São Paulo, histórias nas quais podemos viajar ao passado da cidade e entender como são as coisas hoje…….
Eu amo essa rua Vanderely,tenho varios amigos la ,tem um bares bem legais e essa arquitetura sensacional deixe essa rua unica.
Bela fotografia parabens.
Sobre a casa azul da rua Wanderley informo que nasci na casa em frente à fotografada. Todas as casas daquele lado da rua foram construídas no entorno de 1930 por um imigrante italiano chamado Rosário de Angelis. Varias das casas eram ocupadas pela família, inclusive ele. Outras eram alugadas e esta, em particular por parente próxima do escritor Menoti del Pichia!
Nenhum dos imóveis daquele lado da rua foi demolido
Posso contar muitos fatos daquele setor das Perdizes
Arnaldo Kutner
ksa386@uol.com.br
Tenho um escritório de arquitetura e design e acabamos de alugar uma casinha com detalhes art déco na Rua Vanderley 1374. Adorei a história é vou pesquisar mais com as informações que conheci aqui. Muito legal!
Vcs tem informações sobre a casa de número 646?
como estava em 12/23: https://maps.app.goo.gl/Tz2zCyoAQBEH29VJA