As contribuições de nossos leitores são muito importantes para mantermos o trabalho atualizado. Embora todas as semanas damos uma circulada pela cidade, em busca de imóveis antigos e curiosidades, não dá para ter uma abrangência de 100%.
A leitora Cintia Fontinele mandou a foto de uma casa bem bacana da Vila Prudente:
Apesar de não estar na sua melhor condição, a casa tem vários aspectos arquitetônicos interessantes e preservados. Entre eles, o que mais me chama a atenção são os dois portões – da rua e da garagem – ambos feitos de madeira. É cada dia mas difícil encontrar um desse por ai. Novo então, nem pensar.
Sua rua ou região tem alguma casa bacana que você gostaria de ver aqui no São Paulo Antiga ? Mande para nós!
Respostas de 8
Prezado Douglas,
De que década você suspeita que esta casa seja? Uma vez que tem abertura para garagem, suponho que não seja de antes da década de 50. Você, contudo, que é mais experiente, saberá precisar melhor a época.
Muito diferente o portão desta casa. Ontem, na Rua Itapeva 226 ,onde funciona um restaurante, o sobrado é muito bonito : nota-se o acesso para a sacada superior, para os dois quartos, a porta da garagem diferente, a entrada , as linhas externas. Imagino que tenha sido uma residência elegante e luxuosa para sua época. Interiormente , são amplas as divisões dos cômodos e pé direito alto. Gostei muito. Aconchegante .Verifiquem. Devo estar por lá bem próximo. Fotografarei.
A VIla Prudente foi o berço do grande parque industrial que dominaria o cenário daquela parte da zona leste, englobando também a Mooca, o Brás e o Belezinho, e que hoje é apenas uma pálida sombra do passado, com algumas fábricas remanescentes ainda em atividade.
Ih… aqui na Vila, como essa tem muitas assim…felizmente, pois aqui a especulação imobiliária ainda não está tão selvagem quanto em outros pontos de Sampa.
Os avós, tios (e padrinhos) de minha esposa moraram na Rua Taiaçupeba por muitos anos, em uma casa muito parecida com esta.
Talvez fosse uma outra casa de um mesmo conjunto de construções da mesma época.
Apenas mostrei a foto do site, e rolaram as lágrimas num misto de emoção e muita saudade.
Obrigado Cintia Fontinele, obrigado Douglas!
É só entrar no maps Google e digitar rua Taiaçupeba 194 e esta casa nem tem mais como ver. Tem um enorme muro na frente. Deve estar com briga de herdeiros ou propriedade perdida para o governo….como milhares pelo Brasil a fora
Eu morei na Rua Taiaçupeba por 30 anos, até que minha casa vou comprada por uma construtora e hj estão erguendo um condomínio. Conheci os proprietários dessa casa e infelizmente chegou nesse ponto de abandono pq eles não queriam gastar com a manutenção da mesma ….pena !
estava a venda em 06/21. como estará agora? https://shre.ink/8iTW