O Jardim São Paulo é uma região paulistana que nos últimos tempos estamos focando bastante na catalogação de suas casas antigas. Por ali há muita coisa interessante para se preservar e os achados tem sido ótimos. Observem esta casa antiga fotografada na rua Professor Fabio Fanucchi:

Que a casa é encantadora isso não preciso nem dizer, afinal há todo um bom gosto na concepção da fachada, na porta de acesso com vidros em formato de losango, da cerâmica imitando tijolos e das plantas sempre bem cuidadas encontradas no jardim.
Mas a casa possui outros dois detalhes que dão um charme ainda maior a ela, você consegue dizer quais são? Não? Então a gente mostra pra você!

Essa primeira curiosidade é bastante óbvia. Trata-se de um pequeno mural de azulejos pintados à mão no tradicional estilo português, onde se vê uma nau lusitana mar adentro, sendo que ela está ladeada por 4 cruzes da ordem de cristo.
Essa arte do mural não é exclusiva desta casa, já encontramos essa arte azulejada em outras residências da zona norte de São Paulo, como em uma casa que foi demolida na avenida Guapira já publicada aqui e outra nas imediações da estação Tucuruvi do Metrô. Seria algo instalado pela construtora destas casas ou um adorno típico da época e que agradava especialmente portugueses e/ou descendentes ? Não sabemos.

E se os azulejos artísticos já são uma atração, veja só que legal encontramos instalado bem na ponta do telhado: um estatueta de um pombo. De início ao observar as fotografias que tiramos pensamos se tratar de um ave, mas depois observamos que entre a primeira foto e a última tem quase 10 minutos e o pombo estava ali sempre estático e na mesma posição.
Decidimos então consultar o serviço Google Street View para observar outros anos da casa e notamos que o pombo realmente estava lá em todas as imagens, muito interessante. São detalhes como esses que nos dão ainda mais prazer de publicar essas casas.

O GATO SUBIU NO TELHADO!

Quem acompanha o São Paulo Antiga vai lembrar de quando publicamos uma casa encantadora da avenida Rebouças que tinha duas esculturas em um dos cantos do telhado, onde um gatinho tentava alcançar uma pomba (foto acima). Infelizmente aquela casa foi abaixo, mas o registro está em nosso site.
ATUALIZAÇÃO – 7/3/2025
Infelizmente o ano de 2025 foi o derradeiro para esta adorável residência paulista, que foi demolida agora nos últimos dias do mês de fevereiro. A fotografia abaixo, enviada pela leitora Heloisa Targhetta, mostra o terreno já praticamente sem nada.

Respostas de 18
Casa Lusitana. Bem cuidada, azulejos artisticos em tom azul sao uma tradicao Portuguesa. Ainda mais na Zona Norte…
Deve ser Continental. Os Acoreanos e seus descendentes estao mais para a Zona Leste, do Carrao ate o Parque do Carmo.
Bonita mesmo esta casa; valeu pela postagem, Douglas!
Coisa mais linda!
Linda casa e linda matéria. Com informações importantes e curiosas
Adorei. E ainda por cima é de esquina o que dá mais charme!
…/… excelente registro … grato pela menção aos detalhes .
Uma casa muito bonita, térrea, parece ser aconchegante, e dá até vontade de morar!
E as tradicionais placas de rua esmaltadas azul, pra fechar o pacote…
descobri este site hoje. Gostei demais!!
Linda residência, como devia ser gostoso ou ainda é morar nela !!
Eu me lembro dessa casa na Rebouças, eu sempre ficava encantado quando via!
Gostaria muito de saber se há algum registro histórico de um único sobrado no Largo Boneville, antigo Largo São Sebastião, em Sto Amaro, (faz lateral com a Al Sto Amaro. Sei que o prédio é testemunha de muita coisa, mas apesarde mal conservado, está a muito tempo em pé, o que me parece ser tombado. Ele é testemunho da formação da cidade, haja vista que o ex-município de Sto Amaro é mais antigo que São Paulo, e foi nele, às margens da represa Guarapiranga, que iniciou-se o primeiro grupamento para a lutar na Revolução constitucionalista. Acredito que o prédio é testemunha da antiga ponte do Lgo do Socorro, de madeira, por onde passavam boiada! è testemunho vivo da história da cidade.
como estava na ultima atualização do google maps: https://maps.app.goo.gl/APApoLGtUgi8vvpS9
Essa casa, infelizmente, está sendo demolida neste exato momento!
Não diga! Conseguiria mandar fotos?
contato@saopauloantiga.com.br
Infelizmente, sim! Imobiliárias compraram várias casas no bairro, casas de época da construção do bairro. Começou a ser demolida no domingo. Enviarei sim as fotos.
Essa casa foi demolida dia 25/02/2025 para dar espaço à especulação imobiliária, que vem comendo toda nossa cidade dos anos 2020 pra cá. A flexibilização das leis de imóveis do Ricardo Nunes e Bruno Covas vem permitindo isso. Era uma bela casa, que agora deu espaço para algum prédio cinza vázio, com aps a preços absurdos por um m² ridiculamente pequeno.
Era uma casa de boneca mas infelizmente ontem ela foi demolida ficando só as fotos. Ao lado dela tinha uma outra casa antiga que também foi demolida hoje. Estão acabando com nosso bairro construindo prédios e estúdio.