Como já estamos no século 21, sempre que vou catalogar residências para o São Paulo Antiga estimo uma data padrão para que a partir daquele ano para trás seja passível de catalogação. O prazo que estabeleci é de 40 anos, ou seja, em 2024 catalogo o que for de 1984 para trás.
A casa acima está localizada no bairro paulistano da Mooca, precisamente na rua José Logulo, via esta que se encontra na região loteada na segunda metade do século 20 e que é mais conhecida como Parque da Mooca.
Tanto essa rua como outras próximas a ela tiveram seus lotes comercializados por uma empresa que atuou bastante nessa região, denominada Cia Imobiliária do Parque da Mooca. A empresa, fundada em 1912, tinha em seu quadro de sócios Anibal Paes de Barros (presidente) e Mario Paes de Barros e Olavo Paes de Barros, respectivamente vice-presidente e gerente da empresa. A ficha de fundação, abaixo, que consta na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) deixa claro os objetivos à época: a exploração da chácara da Mooca.
A casa em questão, que apresento neste artigo, foi construída a partir de 1973 mas observando sua arquitetura é possível constatar que ela provavelmente foi reformada em algum momento em uma das duas décadas seguintes. Trata-se de uma residência com um projeto muito bonito e bem executado cujo visual agrada até mesmo ao dias atuais, passando uma sensação de modernidade.
Abaixo mais duas fotos, clique para ampliar: