Muitas vezes publico aqui no São Paulo Antiga casas bem simples, que alguns leitores acabam até escrevendo e perguntando o motivo de uma casa, muitas vezes simplória, está catalogada. A resposta é simples, toda casa importa quando se trata da documentação iconográfica de uma cidade.
Localizada no número 27 A da rua Itamaracá, na Água Rasa, essa pequena residência térrea apesar de simples diz muito sobre a própria região onde está localizada, onde muitas casas simples foram construídas para abrigar imigrantes especialmente de origem italiana e espanhola.
Passo muito por essa rua e lembro de já tê-la visto em outras cores e em outros estados de conservação, uma fase até muito ruim. Já foi residência por longas décadas e atualmente é um escritório de advocacia.
Chama a atenção a beleza na simplicidade, como as janelas dos cômodos voltados para a rua, tanto de sala, como quarto e até banheiro. O diminuto portão que limita o acesso e entre a calçada e a porta de entrada também me agrada muito, sendo que por fim destaco os respiros do porão, algo típico em construções mais antigas. Espero ver esta casa ainda por muito tempo, me agrada demais seu visual.
Respostas de 7
Douglas, também concordo que toda casa tem relevância para a história iconográfica da cidade. Inclusive, tem uma em especial que marcou muito a minha infância em meados dos anos 70. Ficava no Brooklin, mais exatamente, era uma casa de esquina entre as ruas Gabriele D’Annunzio e Princesa Isabel. Era conhecida como o ‘Castelinho do Brooklin’ pela sua semelhança com um pequeno castelo, como a famosa construção da Rua Apa. Infelizmente foi demolida nos anos 80. Você sabe se é possível encontrar algum possível registro fotográfico? Onde eu poderia procurar?
Abraço.
PS.: (Sugestão) que tal você criar na página da São Paulo Antiga (ou das suas próprias redes sociais) uma seção “Procura-se” onde apareceriam dados de algum imóvel já demolido para que quem possuísse algum registro fotográfico pudesse enviar para o site. Tenho certeza que existem preciosas fotografias dessa (e de outras) beldades esquecidas nas gavetas ou álbuns de fotografias por aí…
De uma casa em que viveram pessoas de idades e épocas diferentes, não conta apenas o tamanho ou o requinte, ainda que possa estar velha, mas conta também a história dela e do seu entorno físico e sócial.
Douglas, concordo plenamente, todo imóvel tem sua importância, tanto para os familiares, como para o bairro e a cidade.
Essa casa fica no número 27A, bem próximo ao Cemitério da 4. Parada.
Olá Douglas, como mencionado pelo leitor Antonio Augusto, o número correto é 27-A e não 274.
Sim, correção já efetuada. Obrigado!
Boa tarde
Acompanho suas postagens aqui a muito tempo. Gosto de ver essas residências antigas e q hj em dia poucas existem.
E os antigos sobradinhos da Rua Vieira Ravasco ( Cambucí) em frente onde é hj a Casa da Mulher Brasileira, bem próximo a Av Estado.
Espero um dia poder vê-los aqui postados.