Casa – Rua Irapucará

Para quem é acompanha o São Paulo Antiga há algum tempo não é novidade que eu estou sempre pelo bairro da Penha, seja passeando, visitando amigos ou mesmo fazendo trabalhos para trazer aqui para você. Eu tenho 51 anos e ando por lá desde pequeno, minha conexão com a região é antiga e profunda.

E tem uma casa que embora eu já há tenha fotografado nunca a publiquei, mas hoje chegou a vez dela:

clique para ampliar

Esta residência fica na rua Irapucará, nos baixos da Penha, já próxima da estação do Metrô. Aliás, no passado mais remoto, essa rua era de frente para o antigo ramal ferroviário penhense, que saía da linha tronco da Central do Brasil e subia até o centro do bairro.

Os mapas abaixo, respectivamente de 1905 e 1924 mostram o traçado ferroviário do ramal Penha, que posteriormente foi desativado. O ponto branco mostra o local exato onde está a casa (clique nas imagens para ampliar).

A rua muito provavelmente loteada após 1924 pois antes ela não existia nos mapas. Em mapas posteriores, pós 1930, ela existe com outro nome: rua Muritana. De acordo com o Dicionário de Ruas de São Paulo a nomenclatura atual só seria oficializada em 1953. Eu estimo que esta casa é de segunda metade da década de 1920 em diante.

Apesar de estar em bom estado de conservação a casa infelizmente não recebe uma pintura nova há anos, deixando-a com este aspecto de abandono que é mais visual do que físico. A estrutura da casa é ótima, algo comum em residências antigas, geralmente bastante robustas. Nota-se que no canto esquerdo dela, atrás do poste, é possível observar que em algum momento foi feito um “puxadinho”. Recentemente a porta central da casa foi emparedada o que gera uma preocupação quanto ao futuro desta casa.

Eu sempre apreciei esta residência e fiquei imaginando um cenário hipotético aqui, onde essa casa tivesse sua fachada restaurada, com uma nova pintura e sem toda essa fiação e postes atrapalhando. O resultado, através de inteligência artificial, seria esse a seguir:

clique para ampliar

O resultado na minha opinião ficou excelente. Uma prova de que é possível ter uma cidade melhor e menos poluída visualmente, sem a desprezível fiação aérea que enfeia São Paulo e com a casa recuperada. Observando-a direito parece muito uma igrejinha.

Infelizmente não consegui nenhuma informação sobre sua origem. Se alguém tiver algo a acrescentar, entre em contato ou deixe um comentário. E você, o que achou da casa restaurada por IA? Comente.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 3

  1. Achei maravilhosa.
    Na verdade poderia ser uma casa da cultura por exemplo ou outra coisa relacionada a arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.451 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade