Quando estivemos na região do Tatuapé conhecida como Cidade Mãe do Céu, nos deparamos com algumas casas bem interessantes ainda preservadas. Uma raridade em um bairro cada vez mais transformado pela especulação imobiliária e a falta de planejamento urbano.
E na Rua Elisiário encontramos várias dessas residências antigas que são muito bonitas e que parecem cápsulas do tempo. Uma delas, que publico aqui logo abaixo, me chamou a atenção por estar com uma placa informando que foi vendida.
Fechada há vários anos – segundo vizinhos pelo menos desde 2011 a casa está vazia – foi vendida recentemente depois de algum tempo disponível no mercado. Por um lado nos trás muita alegria saber que um imóvel tão bacana como este foi comprado, pois voltará a ter uma função de moradia ou, quiçá, de escritório.
Fica a pergunta no ar: Será que o novo proprietário terá a consciência de que trata-se de uma residência de arquitetura singular e que o ideal seria preservar a sua bela fachada ?
Notem que mesmo vazia há tantos anos o imóvel mantém-se muito íntegro, sendo que sua fachada é muito bonita com pedras e pastilhas além de um pequeno jardim. Espero não encontrá-la desfigurada daqui alguns anos.
Veja mais fotos:
Respostas de 4
Para muitos no Brasil, preservação parece crime.
Para muitos não, pelo contrário… são “aqueles poucos” que estão mancomunados com especuladores imobiliários, para esses sim, preservação parece crime porque rende ao bolso dos mesmos (mas esses mesmos quando vão para a Europa “pagam pau” para a arquitetura antiga de lá)
Como tem uma vaga de estacionamento do lado, pode ser utilizada como escritório, ou consultório. Basta manter a fachada arrumada, e dar uma bela geral por dentro.
Um dia saí andando pelo bairro e tirei uma foto dessa casa! Achei incrível mas não lembrava o nome da rua.