O bairro do Ipiranga sempre revela grandes e positivas surpresas quando o assunto são casas antigas. Sempre vai ter aquela rua ou viela que ao adentrar vou encontrar uma casa interessante que não tinha notado antes. Dessa vez, no entanto, o achado foi em uma rua que já conhecia.

Localizado na rua Agostinho Gomes essa casa construída nas primeiras década do século 20 passou despercebida por mim quando fui fotografar nesta mesma rua o belíssimo palacete da Família Napoli. No dia uma carreta estava descarregando produtos para um estabelecimento ao lado e essa residência ficou escondida por detrás do veículo. No entanto voltando por lá recentemente foi possível vê-la com mais detalhes.
Construída em estilo eclético mas com fortes e predominantes traços coloniais, essa residência é encantadora. Erguida em um tempo em que não se preocupavam com garagens para veículos ou muros altos e intransponíveis, a residência é o que se espera de um imóvel de sua época.
Destaco o pequeno e bem cuidado jardim e o bom gosto na escolha das cores da casa, que a deixaram sóbria e elegantes. Dos traços originais apenas o muro e portão de entrada forma modificados no decorrer de suas décadas de existência. A caixa de correio, pão e leite ainda sobrevive junto à entrada. Parabéns aos proprietários.



Uma resposta
Casa linda num bairro maravilhoso, onde eu nasci e vivi até meus 23 anos de idade!
Hoje não moro mais na capital, mas sempre vou passear por essas ruas maravilhosas.
Obrigada por compartilhar!