A Vila Guilherme é uma das mais importantes e conhecidas regiões da zona norte da capital paulista. O bairro leva o nome de seu loteador, Guilherme Praun da SIlva, que adquiriu as terras junto à Joaquina Ramalho da Silva, viúva do Barão de Ramalho, pelo preço de 80 contos de réis.

A casa da fotografia acima, uma das mais antigas sobreviventes da região fica localizada na rua 12 de setembro. E essa rua tem seu nome totalmente ligada à história do bairro. Afinal, lembra da compra das terras que mencionei no parágrafo anterior? Pois então, o negócio foi fechado no dia que dá nome a via, data que é considerada oficialmente como a da fundação da Vila Guilherme. O endereço já constava nos mapas da cidade no distante ano de 1924 e a rua foi oficializada em 1978.

A casa da foto está bem preservada e aparentemente é utilizada hoje em dia para fins comerciais. De acordo com o que apuramos, trata-se de uma das construções mais antigas de todo o bairro da Vila Guilherme. Parte viva da história da região.
Respostas de 3
Bem antiga mesmo. E as grades e o portão, apesar de simples se comparados aos bem trabalhados daqueles tempos, parecem ser originais.
É uma casa adorável.
Deve ter muitas histórias vividas.
Muito agradável ver residências assim, uma época que ae conversava mais as grades baixas significa que não havia medo de vandalos que saudade