As ruas próximas da Câmara Municipal de São Paulo ainda possuem casas que são verdadeiras preciosidades que precisam ser preservadas para a posteridade. Infelizmente nem todas ainda são tombadas o que acaba gerando algumas descaracterizações.
Algo que chama a atenção em alguns destes imóveis são os loteamentos estreitos, algo relativamente comum nas primeiras décadas do século 20, mas que hoje não são mais permitidos.
Esta casa na Rua Japurá é um bom exemplo de lote estreito:
Construída em 1922 esta residência que ainda mantém boa parte de sua fachada original preservada parece espremida no meio de duas construções maiores.
Apesar disso ela vai sobrevivendo rumo ao seu centenário apenas com alterações parciais, como o porão que foi aberto e recebeu uma porta comercial e a portão de entrada lateral, que recebeu uma porta de madeira e teve a área superior fechada com uma parede, possivelmente para evitar invasões indesejadas.
Exemplos curiosos como este existem espalhados por ai como este sobrado igualmente estreito na Avenida Rio Branco e essa outro que existia na Avenida Rangel Pestana e que já foi demolido.
Conhece alguma casa em um lote muito estreito ? Mande aqui para o São Paulo Antiga.