Fotografia e Texto: Rodolfo Grassmann
Casa antiga localizada no centro de Itapecerica da Serra, na grande São Paulo. Estima-se que essa construção tenha entre 150 e 200 anos. Encontra-se abandonada, ao lado ainda há mais uma casa no mesmo estilo e da mesma época fechada e lacrada por “decisão juducial”, não sei por qual motivo.
Respostas de 7
Sou morador de Itapecerica da Serra e gostaria de saber o endereço desta casa.
Olá Fernando,
Esta casa, ao lado de mais duas no mesmo estado, ficam na R. Luiz Gama. no Centro, atrás da Igreja Matriz. Se eu não me engano, fica bem em frente a Associação Comercial.
Imagine quanta coisa estes ajulejos já viram…
Existe uma outra construção com placa de vende-se há pelo menos 3 anos quase que defronte a Igreja Matriz, na mesma calçada da atual Câmara Municipal.
Tão antiga quanto deve ser até mesmo anterior a Igreja Matriz
Quanto ao antigo prédio da Câmara Municipal encontra-se praticamente sem função enquanto outro prédio alugado é usado pelo Poder Legislativo. O antigo ao menos poderia virar Centro Cultural.
Moro no extremo sul zona sul, M Boi Mirim, e sempre vou a Itapecerica, gosto muito dalí, mas é uma pena que a história arquitetônica de Itapecerica não foi bem preservada, em especial as casas no largo da matriz.
Mas quem quiser ver a bonita Itapecerica com seu antigo casario de arquitetura colonial paulista ainda preservado na década de 60, assistam ao filme do Mazzaropi, “Zé do Periquito”,uma boa lembrança de uma Itapecerica que ficou no passado.
Cidades mortas: sociedade modificada por novas culturas e economias – migração, a terra foi aberta na década de 70 (regime militar) sítios transformaram-se em loteamentos, novas culturas, desvalorização da honestidade,,decadência econômica, social, cultural. Existiu uma sociedade evoluída.Brasil tem um esquema peculiar, a periferia representa a esquerda apoiada pela Rússia e o centro das cidades representa a direita apoiada pelos EUA. A periferia representa a migração e uma espécie de fronteira entre o norte e sul do país. O Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes respectivamente. Política Brasileira: Socialismo para os pobres e capitalismo com justiça para os ricos – manter o Status dominante. Esta fragmentação ocorre propositalmente nas cidades do Sudeste para evitar uma divisão maior do país entre norte e sul. (Guerra Fria)
em 2019, no GM, tava conservada: https://abre.ai/jbZ0 Como estará agora?