Casa Antiga – Rua Joaquim Miranda

Estou sempre por Guarulhos, cidade natal da minha esposa e onde até hoje residem os meus sogros. Cidade bastante maltratada por seus governantes e com poucos atrativos culturais e, hoje em dia, praticamente nenhum atrativo histórico, o município ainda mantém algumas construções antigas interessantes.

Encontrada no bairro de Vila Augusta, essa casa é uma sobrevivente de uma região que vem recebendo forte pressão do mercado imobiliário, com a construção de novos empreendimentos. Até a rua principal próxima, a Cônego Valadão, que outrora era uma via mais residencial do que comercial nos últimos dez anos se transformou em algo que beira o caótico.

A casa da foto é tão antiga que ainda está no padrão do arruamento original da rua Joaquim Miranda, onde ela está localizada. Sua janela e portão dá direto para calçada, sem recuo algum, exatamente como eram as construções do passado. No geral a residência está bem preservada, tendo como principal alteração a troca da janela original, em madeira, por essas modernas em alumínio. É incrível como essas esquadrias em alumínio são ruins para construções antigas.

Como pontos positivos destaco a arquitetura da casa com seu estilo bem particular, o porão preservado e a balaustrada junto ao alpendre. Trata-se de uma residência bem agradável.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 10

  1. Realmente, lembro em minha infância e adolescência de ter visto inúmeras casas parecidas com essa.
    O porão era importante, para evitar umidade no piso das casas, mas, também, muitas vezes, usado para depósito de ferramentas e até alimentos, se bem ventilado.
    Havia até quem criasse galinhas no porão.

    1. Parabéns pelo seu trabalho!! Essencial pra uma sociedade destrutiva e sem apego ao nosso passado !
      Grande abraço!

  2. Falando em Guarulhos, onde trabalho e resido, numa saída da rodovia Presidente Dutra, bem de esquina, à altura da Toddy(não sei o KM), há(por enquanto…) duas construções bem antigas, uma ao lado da outra: uma é residencial e a outra, comercial.
    A comercial está inativada, com certeza; a residencial, aparentemente, também está vazia.
    São imóveis amplos e bonitos, como era de praxe antigamente. O comercial parece ser grande. Não há placas de venda/aluga. Como passo de carro por ali (duas vezes por semana), ainda não consegui fotografar para sugerir ao SPA.
    Mas eu já me imaginei lá, morando ao lado do meu negócio…

    1. Corrigindo: esse ponto comercial tem, na verdade, uma construção residencial logo atrás, no mesmo terreno. Ao lado, é só residência mesmo. E são belos e espaçosos imóveis, hein!

  3. A casa mais linda da V. Augusta!!! Kkkk e é nossa! Agradecemos a matéria, assunto de muita relevância, pois a preservação da memória aqui em Guarulhos não recebe a atenção devida…Tivemos que optar entre mantê-la ou por a casa abaixo pra ter uma garagem…nosso carro fica na rua! Sem arrependimento. Quando a reforma terminar vou enviar fotos. Um grande abraço a todos!!!

      1. Admiro muito o seu trabalho , parabéns pela iniciativa de fotografar e tentar preservar a história . Eu adoro esse tipo de construção e gostaria muito de morar em uma dessas casas . Parabéns Parabéns

  4. Douglas, essa residência é bem interessante, concordo que essas esquadrias de alumínio não combinam com casas antigas, além do que, são muito frágeis.

    1. Olá Paulo, olá Douglas. Concordo com vocês sobre a estética da janela (esquadria), realmente não combinam com o estilo da casa… está no plano a substituição. Porém não são de alumínio, são de aço. Abraço

  5. Boa noite! Gosto mto de suas matérias ver essas casas antigas que ainda mantém seu charme é mto gostoso. Deixo uma sugestão: Rua Conselheiro Moreira de Barros possui um conjunto de 3 ou 4 casas sobrados que são lindos, não lembro a numeração.
    Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.400 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade