Palavra Tupi cujo significado é o mesmo que “caaguaçu”, a nomenclatura dessa rua no bairro do Belenzinho significa mato grande ou mata virgem. É este também o antigo nome da elevação de terreno em cujo topo encontra-se a atual avenida Paulista, ou seja, Morro do Caaguaçu (ou do Caauassú).
Esse trecho do bairro é muito tranquilo e é próximo de onde se desenvolvem as atividades pastorais do padre Júlio Lancellotti que, apesar de seu trabalho em prol dos carentes, divide as opiniões do bairro. Típico de uma sociedade como a nossa cada vez mais dividida e doente. Mas, não é dele que eu vou falar, mas sim desta casa da fotografia abaixo:
Localizado no número 42 desta rua Caa-Açú, essa casa antiga sempre me dá aflição toda vez que eu a vejo, não pelo seu estado de conservação, que não é dos melhores, mas pelo fato de que residências nesta situação costumam ser presas fáceis para o mercado imobiliário, que adoram colocar abaixo as preciosidades paulistanos. Não sei dizer se mora alguém, mas nas inúmeras vezes que passei pela frente (e passo sempre) jamais vi movimentação alguma nela.
Apesar de não estar em sua melhor forma o imóvel mantém todas as suas características originais, tal como o ornamento da fachada, a pedraria, portas e janelas, coluna e os portões (estes em ferro fundido) que são muito charmosos.
Espero continuar vendo essa preciosidade por muitos e muitos anos. Veja abaixo mais imagens de detalhes (clique na foto para ampliar):
Respostas de 3
Estilo singular.
Adorei !
Também passo sempre nesta rua e tenho curiosidade sobre ela.
Parece ser bem espaçosa, bem maior que as casas padrão da mesma época