O Tatuapé é um bairro cada vez mais difícil de se encontrar casas antigas interessantes, tal qual Pinheiros a região é assolada por forte especulação imobiliária e uma casa que você vê num dia, no outro pode não estar mais lá. Assim, quando observei essa residência da fotografia abaixo, mesmo passando apressadamente para um compromisso, já fiz o registro para não correr riscos.

Encontrei essa charmosa residência antiga da década de 1950 na rua Almirante Calheiros, via que começa na avenida Celso Garcia e termina junto ao Shopping Boulevard Tatuapé. Sua fachada fica parcialmente escondia por uma bela e frondosa árvore, mas que não é impeditiva para observá-la.
É uma casa muito preservada em sua originalidade, revelando-se uma verdadeira cápsula do tempo. Destaco portão e muro baixos elegantes, o jardim de entrada e o alpendre envidraçado. Por ser uma casa dos anos 1950 já foi construída com garagem, acessível por um bonito portão feito com vidros martelados, que impedem que se visualize a parte mais ao fundo do imóvel sem obstruir a luminosidade. Finalizando, destaco um detalhe na parede lateral da casa que é o antigo exaustor de cozinha, muito comum em residências antigas antes das coifas modernas de hoje em dia que ficam instalados sobre o fogão.
Enfim, um preciosidade do bairro do Tatuapé que deveria ser tombada antes que desapareça. Parabéns ao proprietário por mantê-la preservada ao longo dos anos.
Respostas de 3
Boa. Tarde gostei de ver uma casa antiga aqui onde moro proximo a jacana muitas casas antigas com portoes e muro baixo ja nao se acha mais.agora so predios sendo erguidos.tempos modernos.obrigado lidia bastos 22.3.25
Realmente, charmosa é um adjetivo perfeito para essa casa.
A propósito, passei na Rua Domingos de Morais e vi uma casa (n° 1.092) que, na minha opinião, tem contornos bem peculiares.
Talvez ela até já tenha sido comentada em seu artigo.
Parabéns pelo seu trabalho!
Esta não tem poste de energia na frente, mas, em compensação, o emaranhado de fios é uma coisa assustadora!
O futuro comprador desiste só de pensar em dar um jeito nessa aberração!
Mas a casa é bem interessante; imagina por dentro!