A colaboração dos leitores sempre está a auxiliar o São Paulo Antiga a conhecer e trazer para você mais casas antigas e curiosas. Hoje trazemos mais uma sugestão do leitor e frequente colaborador nosso Rafael Bertoli:
Antiga residência convertida em consultório odontológico, esta charmosa casa antiga está localizada no número 390 da Avenida Santa Inês, bem de esquina com a rua Engenheiro Jean Buff.
Nota-se o excelente estado de conservação da casa, que mesmo deixando de ser de uso residencial preservou intacta todas as suas características originais.
Outra coisa que desperta a atenção é o muro baixo, com seu desenho elegante e com as raízes da cerca viva que está incorporado a ele. O jardim, por sinal muito bem cuidado, é outro destaque do imóvel. Uma pena que hoje em dia muros baixos deixam nossas residências vulneráveis a roubos.
Abaixo, uma galeria com mais fotos da casa:
Respostas de 9
Realmente, um charme (usou a palavra certa). E a hera (ou o que seja) subindo pelo muro… muito bom. Pena as janelas com essas grades que não têm cara de serem originais. E certamente uma varanda na frente (o telhado mais baixo) que foi fechada…
realmente, tem todos os sinais de ter sido uma varanda ali, bem que eu estranhei a posição da placa das rua….
Engraçado que no mesmo terreno aos fundos tem outra casa “não tão nova”.
Epa, eu quis dizer “não tão velha”!
é um anexo que foi feito mais recentemente
É a casa-consultório do meu antigo cirurgião-dentista, Dr. Waldir. Antigamente, o consultório era próximo à Igreja São José do Mandaqui, ali no final da Voluntários da Pátria.
Pelo menos os proprietários do consultório dentário não alteraram o desenho original da casa, o que para alguns pode até ser um atrativo.
Morei 22 anos no Alto do Mandaqui, em duas ruas travessas da avenida Santa Inês. Bons tempos! Fica a sugestão, Douglas, de uma matéria sobre a antiga estação do chamado “trenzinho da Cantareira”, que se ainda existe está bem na esquina da Voluntários da Pátria com rua Valério Giuli, no pé da ladeira que sobe pra Igreja São José do Mandaqui. Abraço
como foi em 02/23: https://maps.app.goo.gl/FdURdHnLp6UN6dv5A