Sobrado de 1923 – Avenida Celso Garcia

Um imóvel antigo bastante interessante que sempre passo diante é este sobrado de 1923 localizado no número 73 da avenida Celso Garcia, no Brás:

Gosto muito dele por uma série de razões. Uma delas é o fato de que apesar de encontrar-se em uma região bastante deteriorada do Brás – próximo ao Largo da Concórdia – o imóvel está sempre muito bem cuidado.

A pintura do imóvel, inclusive, é feita com uma certa regularidade. Aliás dias depois de fazermos esta foto ele foi pintado de cor-de-rosa. A constante manutenção deixa a construção sempre revigorada.

clique na foto para ampliar

Destaco também as janelas do andar superior, todas bastante preservadas e os balaústres de ferro. Na fachada há também há inscrição ´Carnier 1923´.

O nome, aliás, me intriga há anos. Quem foi Carnier ? Nunca achei qualquer referência em nenhum arquivo, guia ou lista telefônica que já pesquisei.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 7

  1. Eu me lembro desse sobrado. O nome deve ser Carnier mesmo. Há um Luiz Roberto Carnier no Linkedin, que consta como palestrante e professor da FGV, vai ver que foi construído por parentes dele.

    1. Olá Jorge Ferreira e Douglas . Aqui é o professor Luiz Roberto Carnier . Desconheço a origem dessa casa e do proprietário . Certamente é alguém da família do meu avô paterno . Vou investigar . Obrigado pela menção do meu nome aí em cima

  2. Olá, Douglas! Fiquei surpresa sobre seu achado! Tenho sobrenome Carnier, do lado paterno. Infelizmente, desconheço a história do imovel. Meu pai, era de Piracicaba e meu avô paterno, nascido em Rio Claro. Diz-se que a origem do nome é francesa, mas, pelas informações que tenho, têm origem alemã, também! Por favor, caso saiba alguma coisa sobre o imóvel, favor entara em contanto.Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *