Capela Santa Luzia

Por muitos anos uma importante capela paulistana esteve com acesso e utilização interrompida. Trata-se da Capela Santa Luzia, localizada junto ao complexo do antigo Hospital e Maternidade Matarazzo.

clique na foto para ampliar

Construída em 1922 a capela partiu da iniciativa de Virgínia Matarazzo, cunhada do industrial Francisco Matarazzo, e visava levar conforto religioso às pessoas que estavam naquela instituição de saúde. Por décadas a capela esteve em frequente atividade, celebrando missas, batizados e também missas de corpo presente, que era comum até meados do século 20. Dali os féretros partiam para algum cemitério da capital paulista.

A capela na época de sua inauguração (clique na foto para ampliar) – Crédito: Divulgação

Com a decadência das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM) no decorrer do século 20 o hospital e, consequentemente a capela, deixaram de pertencer em 1986 à Sociedade Beneficente Hospital Umberto Primo, que era controlada pela família Matarazzo, passando a ser controlada entre comunidade ítalo-brasileira de São Paulo, os funcionários – mas ambos não tiveram recursos para mantê-lo – e a Secretaria de Estado da Saúde, observando as dificuldades econômicas e administrativas optou por fechar o hospital em outubro de 1993

Com o hospital e capela fechados o local entrou em situação de abandono, até que todo o complexo foi adquirido pelo Grupo Allard em 2011, para se tornar a Cidade Matarazzo. Com a aquisição foram firmados acordos junto aos órgãos de preservação para que a capela fosse restaurada.

Na foto a capela suspensa por colunas durante as obras.

O processo de restauro da Capela Santa Luzia foi acompanhado de um complexo e minucioso trabalho de construção de novos espaço sob a capela, o que levou durante as obras deixar a igreja suspensa por colunas de concreto de 60 metros de altura. De longe a obra mais audaciosa de restauro e ampliação jamais feita no Brasil.

O Vitral de Vik Muniz, instalado sobre o pórtico de entrada da capela (clique na foto para ampliar)

O restauro preservou todas as características originais da capela, tendo como única inserção contemporânea ao projeto o vitral feito pelo artista plástico Vik Muniz. Desde sua reinauguração, em 13 de novembro de 2021, a capela permanece aberta ao público interessado e com um calendário oficial de missas e também pode ser reservada (clique aqui) para cerimônias particulares. A capacidade é de 180 pessoas.

Serviço:
CAPELA SANTA LUZIA
Alameda Rio Claro, 40 – Bela Vista
Telefone (11): 3797-0500
Instagram: @santaluzia_sp

Nota:
*1 – Em São Paulo existe mais de uma Capela Santa Luzia, o que pode confundir o leitor. Além desta localizada na Bela Vista temos a Capela Santa Luzia e Menino Jesus de Praga, construída em 1901 e localizada na rua Tabatinguera, na Sé, e também outra localizada na Vila Monumento, zona sul da capital paulista, que você pode conhecer clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 2

  1. Olá, Douglas. Belíssima igreja. Gostaria de saber qual é a referência do álbum da segunda imagem, por gentileza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.401 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade