Caminhar pelo centro histórico da Cidade de São Paulo sempre pode reservar boas surpresas. E foi assim mesmo, caminhando, que acabamos por descobrir um espaço muito interessante que merece não só a nossa divulgação como elogios: o Cama & Café São Paulo.
Não teríamos notado a novidade se não estivéssemos escutando um agradável som de um saxofone ecoando suavemente pela agitada Rua Roberto Simonsen, na região da Sé.
Há poucos meses atrás no final de 2012 já havíamos fotografado o imóvel de onde ecoava a música e ele estava bastante deteriorado. E o som serviu como um guia para observarmos que não só o imóvel havia sido completamente recuperado, como agora funcionava um agradável espaço de hospedagem no esquema “cama e café“, como também um belo restaurante.
Após observarmos o cardápio na entrada, resolvemos subir a mais que centenária escadaria de madeira e conhecer o local. E foi assim que descobrimos, em um espaço completamente restaurado, um novo e agradável estabelecimento comercial no centro histórico de São Paulo.
A iniciativa do Cama e Café São Paulo é do empresário Luiz Antônio Pereira Santos que é do ramo hoteleiro e resolveu abrir seu próprio negócio em uma região que nem sempre é encarada de frente por investidores e empresários.
Ele tomou a iniciativa de abrir o espaço depois de fazer uma visita ao famoso Solar da Marquesa de Santos, um dos imóveis que foram recentemente restaurados na mesma rua.
Encantado com a história da Marquesa e a importância do local para a história de São Paulo, decidiu abrir seu negócio ali mesmo, bem perto da antiga residência da famosa amante de D. Pedro I.
E restaurar um prédio do final do século 19 que estava abandonado há mais de uma década não foi tarefa fácil. O imóvel estava muito deteriorado no andar superior, com problemas desde a estrutura do telhado e umidade em todos os ambientes, até o madeiramento original do interior do imóvel, atacado por podridão e cupins.
Isso não desanimou o empresário que trabalhou duro para recuperar todo o imóvel, passando por todos os detalhes e requisitos que um imóvel tombado como patrimônio histórico (desde 1984) requisita.
Em poucos meses o imóvel estava recuperado, com pintura e vidros novos e todo seu madeiramento original recuperado, tanto nas portas feitas de Pinho de Riga, como no lindo piso de ipê e peroba rosa.
O restaurante e hotel está decorado com mobiliário e peças de decorações antigos, muitos deles disponíveis para venda.
Além disso, há quadros expostos cujo talento de pintor o próprio empresário descobriu. Trata-se de pinturas feitas pelo manobrista do estacionamento que fica no andar térreo do imóvel.
Após a exposição dos quadros no restaurante, algumas de suas obras foram vendidas para clientes.
Aliás, não é só ai que está o bom olhar de Luiz Antônio. O saxofonista que ouvimos tocar e que nos atraiu até o espaço, e que fica no Cama e Café São Paulo durante o almoço, ele encontrou tocando nas ruas do centro de São Paulo. Encantado com o talento, convidou-o a tocar durante o dia no restaurante.
Enquanto a parte de hospedagem não abre, o restaurante segue como carro chefe do espaço, servindo um cardápio amplo e variado, cujo pratos homenageiam em seus nomes pontos históricos de São Paulo, como o Pátio do Colégio e a Catedral da Sé e figuras ilustres como as saladas “imperatrizes do Brasil” e pratos diários como “Marquesa” (feito de escondidinho de carne seca) e “Imperador” (prato com carne seca desfiada acebolada).
Na imagem abaixo, no sentido horário, vemos os pratos Pátio do Colégio, Marquesa e na imagem maior o Imperador:
Um novo tempo para o tão sofrido centro histórico de São Paulo ?
Sempre questionamos aqui o estado de abandono que parte do centro histórico de São Paulo se encontra, mas desde que a Prefeitura de São Paulo resolveu apostar na revitalização da Casa Número 1 (hoje Museu da Imagem de São Paulo) e o Solar da Marquesa de Santos, a então esquecida rua Roberto Simonsen se revitalizou bastante, com mais movimento, consumo e, principalmente, turistas.
É muito gratificante observarmos as coisas funcionarem por ali. Não muito longe desta rua, na Praça da Sé esquina com a rua Boavista, um sobrado do século 19 também está sendo completamente restaurado pela iniciativa privada. Sinal de novos tempos para o centro histórico de São Paulo ? Nós esperamos que sim.
Uma iniciativa tão louvável como esta do Cama e Café São Paulo precisa, necessariamente, de clientela, divulgação e estímulo. Então quando estiver no centro de São Paulo prestigir o local e não deixe de indicar também para seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Só assim teremos um centro cada vez mais vivo e alegre.
Serviço:
Cama & Café São Paulo
Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé
Telefone: (11) 3101-3760
Wi-Fi grátis
Aceita cartões de crédito e débito
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 11:30 às 15:30
Veja mais fotos do local (clique na imagem para ampliar):
Respostas de 49
Sensacional a iniciativa desse empresário! Oxalá outros fizessem o mesmo já que o nosso poder público não dá a devida atenção para a preservação destes imóveis.
Faltou fotos das acomodações…
Gostei do que vi, quem sabe me hospedo nesse B&B na proxima vez que for a minha cidade natal…
eny
A hospedagem ainda não está pronta. Iniciará em abril de 2014. Está escrito no CURTO texto…Transcrevo para facilitar sua vida…
“Enquanto a parte de hospedagem não abre (está programado para inaugurar em abril), o restaurante segue como carro chefe do espaço, servindo um cardápio amplo e variado,”
Leia o texto todo antes de comentar…
Belíssima atitude.Que todos os proprietários de imóveis antigos tenham essa iniciativa.Parabéns!
Parabéns,Luiz Antônio Pereira Santos! São Paulo precisa de mais pessoas como você! Preservar nossa história também é preservar a educação de um país!
Quando eu voltar a cidade que tanto amo, com certeza eu e a minha família almoçaremos e por que não ficaremos hospedados nesta maravilha. Parabéns ao empresário pela iniciativa. Que isso sirva de exemplo para que outros façam o mesmo.
Abraço a todos!
FRF
O mais importante é prestigiar, façamos uma visita, assim outros também se interessarão em investir no centro histórico, se não for pelo interesse histórico será pelos ganhos financeiros.
Maravilha!
Nesta semana passei em frente ao local e não notei as transformações. Nos próximos dias, voltarei ao centro e aproveitarei para experimentar um desses pratos caprichadíssimos e conhecer o local.
Parabéns ao Luiz Antonio pela visão e iniciativa e parabéns ao Douglas pela divulgação.
Vale mencionar que há um outro prédio vizinho onde funciona o coletivo Casa Juisi + Phosphorus, são desenvolvidos projetos de artes visuais,promove-se residências artísticas e funciona um agradável restaurante e brechó. Muita cultura e bom gosto delineando essa rua. https://www.facebook.com/casajuisiphosphorus
Parabéns!
Visitarei em breve, com certeza.
Ficou muito lindo!! Como é bom ver que ainda existem pessoas que procuram preservar o que já foi história. Porém em outros lugares infelizmente não ocorre o mesmo. O bairro da Moóca (minha Moóca tão querida aonde nasci) por exemplo está virando uma Higienópolis, todas as suas casas estão sendo demolidas para dar lugar aos espigões aonde moram pessoas que se quer sabem a história tão linda deste bairro. Lamentável…
Adorei! Qdo eu for ao centro co
Certeza passarei por lá para conhecer o local e saboreR
A comida.. Mas acho q deveria a abrir nos fds tb..
Ja q o turismo é maior nestes dias…boa sorte!
parabens pela iniciativa e Sao Paulo precisa de pessoas assim para recuperar a sua historia que esta sendo (o que resta) e ja foi demolida. Sugiro que o empresario mostre os quartos do seu “Cama e Café” para termos uma ideia da acomodação. Comer é bom e todo mundo gosta, e precisa, mas dormir é essencial para repormos também as energias.
Parabéns a este empresário paulistano Luis Antonio Pereira dos Santos que nos orgulha muito com a iniciativa de começar em São Paulo um conceito todo novo em hospedagem “Cama e Café” e agradeçemos pelo presente que esta cidade recebe como a recuperação e preservação cultural do centro velho de São Paulo.
Já tive o prazer de conhecer o local e saborear as delícias do restaurante ao som aconchegante de um sax.
Eu recomendo.
Excelente! Uma grata surpresa. Que o exemplo do sr. Luís Antônio seja notório a outros empresários.
Hoje estive lá, para o almoço ao som do sax e flauta do Maurício, que toca de forma suave e agradável.
Valeu à pena pelo local, pela comida e pela música.
Sugiro ao Douglas que escreva sobre outros restaurantes em SP, que estão preservando a nossa memória.
Sou suspeito em falar, o Luiz além de ser um grande homem, empreendedor e carismático, sempre se preocupou com o bem estar de todos…. Luizão parabéns nesta jornada e mais uma vez apostando e com muita qualidade.
Parabéns primo…
SE abrisse no fim de semana seria mais facil conhecer…
Paulo, o negócio está começando então é preciso ter paciência.
Logo funcionará o esquema de hotel e ai abrirá todos os dias.
Legal! Passei na frente quando fui no DPH retirar a Guia de Bens Históricos de SP. Quando fui assinar a lista vi o nome do douglas e do blog.
Me interessei por esse Guia, é só ir no DPH retirar?
lindo,com certeza irei conhecer e apreciar este café,parabéns aos proprietários,
Parabéns pela iniciativa, empresario Luiz Antonio! belissimo exemplo! orgulha os paulistanos. Irei em breve, adoro Sampa e morro de dó dos nosso belos predios abandonados. Sucesso!
Nossa, parabéns!!! Assim que der eu o visitarei! Necessitamos de mais empreendimentos desses!!!
Excelente! Que maravilha! Que seja mesmo o sinal de um novo tempo para o velho centro de São Paulo! Parabéns ao empresário Luiz Antônio! Que o sucesso lhe sorria sempre!
Parabens ao empresario Luiz Antonio,e de gente assim que o BRASIL precisa.
Jose Carlos Paes
Gostei do prato “Pátio do Colégio”.
Da próxima vez coloquem fotos de sobremesas também!
Um visionário,resgantando o passado,fazendo o presente e criando o futuro,sem mais palavras.
Fiquei emocionado……
Onrigada pela divulgação destas iniciativas maravilhosas de regate de lugares mágicos infelizmente esquecidos por muitos!
Eu tive a oportunidade de conhecer o Cama & Café São Paulo e gostei bastante. O lugar é bem agradável e a comida é ótima.
Parabéns aos Sr. Luiz Antonio!!!
Fiquei toda animada para ir… mas nesse horário e só durante a semana… é impossível! Que pena! 🙁
Comida parece ser ótima, mas acredito que deva ser um pouco cara.
Por isso vou guardar dinheiro e ir!
Nada, um almoço com sobremesa custa 200 reais e tem troco!
mimimi…
Bruno, o valor dos pratos, em média, é de R$ 25,00 (excluindo-se bebidas e sobremesa). Na região central você não encontra nada mais barato do que isso se quiser algo de qualidade. Realmente vale a pena.Fora isso, a qualidade do serviço e o local valeriam muito mais.
Que tal você sortear um almoço com direito a acompanhante para nós, leitores do blog “São Paulo Antiga”, agora para o Dia dos Namorados?
Seria um gesto simpático para com aqueles que, como eu, apreciam a boa comida e lugares aconchegantes como seu restaurante.
OBS: aquele lance dos 200 reais com troco foi só brincadeira, tá?
Belo ambiente, bela iniciativa, otimo atendimento! estive la e gostei muito! Desejo força e sucesso pra varios outros projetos! que essa decadencia, do nosso patrimonio histórico paulistano; seja vencida, e sera! E que nossa população acorde para o passado pois é nossa fundação para o presente, quem tem historias em São Paulo, que as conte e que não tem que acorde, pois ja passou da hora de construir como o Sr Luiz Antonio. Não seja um perda que apenas ocupa espaço na cidades.
Bravooo!!!!!!!!!
Dar função a uma propriedade. Partilho desta idéia. Parabéns,
Participei hoje de em “Encontro Peripatético”, promovido pela Casa Guilherme de Almeida, para encerrar as comemorações da Semana de aniversario do poeta paulista. O passeio, que teve como tema os locais ligados à vida do poeta, foi guiado pelo Laércio Cardoso de Carvalho, e terminou com um almoço no ‘Cama e Café’. O menu -, delicioso- procurou servir um prato em homenagem ao aniversariante, com seu drinque preferido e um picadinho delicioso.
Não entendi bem. Não é “Cama e Café”? E a parte das camas? Gostaria de ver as instalações dessa área…
Parabéns ao empresário paulistano por essa belíssima iniciativa. Pena que não abra aos sábados, pelo menos! Estive ai no Centro mês retrasado e vi muitos turistas caminhando pelo Pátio do Colégio, Casa da Marquesa de Santos etc…..
para tirar a dúvida sobre o local segue a página do Facebook do Cama & café são paulo : https://www.facebook.com/camacafesp
Apesar de haver um certo romantismo na decadência do centrão de Sampa, seria melhor se todo o centro fosse bem cuidado que nem essa casa.
Parabéns à este empresário de visão e amor ao nosso Patrimônio Histórico. . Quem nos dera tivessem mais pessoas assim!!! Nosso centro velho estaria salvo da degradação. …É questão da prefeitura dar incentivo à estes de Boa vontade…se houvesse uma parceria, rapidinho nossa cidade estaria linda e preparada para receber bem os turistas e os moradores locais.
Trabalho excelente funcionários nota 10. AMEI.
Parabéns pela iniciativa aos que a mantêm! É preciso mais pessoas com sensibilidade estética e de resgate da história no país. O Distrito Federal já perdeu monumentos: um que está bem largado é o Museu Vivo da Memória Candanga.
Passear em São Paulo sem visitar o Cama Café, é impossível comidas e caldos deliciosos
Parabéns para todos .