Palacete – Avenida Pompeia, 929

A movimentada Avenida Pompeia, na zona oeste de São Paulo, é hoje uma região que sofre profundas mudanças. Muitos casarões e sobrados antigos foram demolidos nos últimos anos para dar lugar a edifícios e novos estabelecimentos comerciais.

Os alvarás continuam sendo concedidos mesmo que a via esteja aparentando estar saturada. Entretanto, ainda há na rua alguns casarões belos e preservados dignos de lembrança, como este que abordaremos aqui.

clique na foto para ampliar

Localizada no número 929, bem esquina com a Rua Cel. Melo de Oliveira, este casarão do início do século 20 é um dos mais bonitos e preservados imóveis antigos desta avenida.

As poucas alterações perceptíveis no imóvel são o portão de automóveis onde antes deveria ser um porão e um cobertura na parte superior do imóvel que não agride a estrutura, já que é possível de, eventualmente, ser desmontada.

Pintado em duas cores, vermelho e cinza, o imóvel mantém originais todos os seus detalhes arquitetônicos, no frontão, fachada e inclusive no piso hidráulico na área de entrada.

O piso hidráulico é destaque na entrada do casarão

Colunas, balaústres, janelas e também a bela porta de entrada também estão preservadas. A construção realmente passa uma sensação agradável de quem o observa na hoje já tão transformada Avenida Pompéia.

Embora seu uso original, de residência, tenha sido alterado para uso comercial (são raras as casas nesta avenida que ainda são usadas com finalidade residencial), a casa sobrevive com um dos ícones da região. Oxalá permaneça assim, bela e preservada por muitos e muitos anos.

Parabéns ao proprietário.

Veja mais fotos do casarão (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Sobrado – Rua Áurea

Antigo sobrado da rua Áurea, no bairro de Vila Mariana. Estreito, faz parte de um conjunto de sobrados geminados deste trecho da rua.

Leia mais »

IRFM – São Caetano do Sul

Construída no início do século 20, a Indústria Química Matarazzo S/A foi demolida em junho deste ano, deixando para trás o solo da área contaminado. Veja fotos da empresa pouco antes de ser demolida e um histórico da IRFM no local.

Leia mais »

Respostas de 19

    1. Olá :

      De fato,a combinação não favorece a em nada casa! Mas com o “Cidade Limpa” (que proíbe/limita placas,letreiros,cartazes, anúncios etc) muitos estabelecimentos optaram por usar cores vibrantes para chamar a atenção. E aí …

    2. Ali perto do Corte do Cantagalo tinha (não sei se ainda tem, moro mais no Rio) um quartel do Corpo de Bombeiros muito parecido com este casarão!

      OBS: aquela cobertura de vidro e alumínio em cima do casarão, que coisa horrorosa, matou a estética do imóvel.

  1. Arquitetura maravilhosa.
    Nao se constroem mais casas com essa riqueza de detalhes.
    Espero que o proprietario mantenha essa joia da nossa historia com muito carinho para as futuras geracoes apreciarem como tudo foi……e nunca mais sera’.

  2. O interessante são as varandas/terraços e principalmente aquele comodo, no alto da casa,na torre, junto ao terraço. Eles fazem supor que a vista fosse bonita e pudesse ser descortinada de lá.Afinal a Avenida é um morro, bastante íngreme inclusive. Creio que a casa, embora a uns mil metros da várzea, ainda não fica no ponto mais alto da Avenida ,que fica uns 300 metros acima, no cruzamento da Alfonso Bovero. Com a construção de prédios em torno (já há algumas décadas) a vista se perdeu e a casa perdeu também o destaque.

    1. Aquela parte mais alta é o mirante, originalmente com o terraço (pena que acrescentaram o envidraçado coberto neste último). O resto se mostra devidamente em ordem.

  3. Minha querida e amada Pompéia …………………………………………………………………………………………………………………………………o engraçado ou o triste, sei lá , é ler comentários de caras forasteiros dando pitacos e enfatizando o “feio” ou o “errado” em vez de salientar como é bonito a preservação do antigo. Associá-la com bombeiro é fogo para não dizer idiota !!

  4. Em 1937 estudei num “Externeto” que funcionava nessa casa, cuja diretora chamava-se Natércia. Devia ser uma espécie de pré primário, pois eu tinha apenas 7 anos.

      1. Ali, durante quase duas décadas funcionou a Visa Clean, pude trabalhar lá por quase 10 anos e as cores do casarão remetem as cores da empresa que lá existia! Vivi lá bons momentos da minha vida profissional e pessoal.

  5. Muito bonito esse casarão preservado e bem cuidado! Deve haver mais deles, ainda! Parabéns por esse trabalho!!!!

  6. Esse casarão na Av. Pompéia foi do meu bisavô paterno, vendido após a morte da madrasta da minha avó… Muito legal ver que esse casarão que fez parte da história da minha família e da cidade de SP ainda estar de pé!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *