Sobrado demolido – Avenida Pacaembu 930

O dinamismo da cidade faz com que muitas vezes casas que vemos numa oportunidade não estejam mais no lugar pouco tempo depois. E foi o que aconteceu dessa vez com este bonito sobrado abaixo, localizado no bairro paulistano do Pacaembu.

clique na foto para ampliar

Construído no final da década de 1940 esse sobrado localizado na principal avenida do bairro, a Pacaembu, já tinha sofrido algumas alterações estéticas no decorrer de sua existência. Contudo apesar disso mantinha-se como um típico casarão dessa avenida e servindo como escritório.

Quando passei por ali e registrei essa foto notei que existiam algumas placas anunciando a venda do imóvel, entretanto fiquei surpreendido a passar novamente pelo local e constatar que não só a venda já havia sido realizada como o próprio sobrado já havia sido demolido.

clique na foto para ampliar

Fico realmente incomodado com o trágico destino que esta importante avenida paulistana está trilhando, tudo devido a falta de planejamento urbano. Os casarões construídos na primeira metade do século 20 e estão sendo há anos impiedosamente demolidos ou descaracterizados sem qualquer preocupação do poder público. O pior é que vários destes imóveis estão sendo substituídos por construções modernas sem qualquer charme, meros caixotes de concreto como esse que está surgindo ai.

A crise no Brasil não é só moral e política, temos também uma grave crise estética que passa pelas salas de aula de arquitetura de nossas faculdades e universidades.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Rua do Boticário – 1908 & 2016

De rua do Meio a rua do Boticário, Vveja o que mudou em 108 anos entre as duas fotografias, e conheça a história dos nomes que este logradouro já recebeu no passado, além de curiosidades sobre a região.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *