Pobre cidade de Guarulhos, de longe um dos municípios mais mal tratados pelo poder público de toda a grande São Paulo.
Uma das maiores cidades do Estado e uma das que mais arrecada impostos e tributos, seja com seu grande número de transportadoras e fábricas ou com o gigante Aeroporto Internacional de São Paulo mas disparado uma das que menos reflete seus ganhos no bem estar de seus cidadãos.
A cidade tem ruas muito esburacadas, avenidas escuras à noite – com problemas na iluminação – e muito descaso com o patrimônio arquitetônico local, o pouco que ainda resiste.
O curioso é que Guarulhos, depois da capital e de Barueri, é a cidade com o maior número de hotéis de médio e alto padrão da Grande São Paulo, mas tem zero de turismo. Zero por absoluta incompetência administrativa e uma sucessão de prefeitos e secretários tacanhos.
Veja o caso reportado aqui recentemente da locomotiva que apodrece a céu aberto no centro da cidade e agora o caso desta casa quase centenária que está indo abaixo:
Localizada no número 1598 da Avenida Guarulhos, em Vila Augusta, este casarão era um dos últimos representantes desta avenida construídos na primeira metade do século 20.
O imóvel faz parte de um conjunto maior, que engloba além da residência um conjunto comercial do lado esquerdo e de arquitetura inspirada em art déco. Por vários anos tanto o conjunto comercial quando o imóvel já se encontravam fechados, entretanto com placa de “aluga-se”.
Nos últimos dias de março de 2019 o imóvel passou para as estatísticas de construções antigas desaparecidas. Sua demolição teve início para – de acordo com o que apuramos com pessoas trabalhando no local – dar lugar a um supermercado de uma importante rede.
A derrubada aparentemente não irá atingir a construção comercial anexa à residência, mas a casa já foi abaixo. Uma grande perda para a Vila Augusta, charmoso bairro guarulhense que está cada vez mais entulhado de prédios de arquitetura de gosto duvidoso, ruas congestionadas e zero de melhorias da prefeitura para a região.
Lembrando que, ao menos na teoria, Guarulhos tem um órgão para a defesa do patrimônio do município. Denominado Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos ou (CMPHAACMG) é tão complicada a sigla quanto a possibilidade de saber se este mecanismo público realmente funciona ou se é apenas um faz de conta.
Nesta avenida sobrevive, sabe-se lá até quanto, um casarão quase em frente a este e o antigo galpão da fábrica de máquinas de café Lilla, hoje ocupada por atacadista de rações.
Parece que em Guarulhos de fato o que melhor funciona é mesmo o aeroporto, especialmente se a pessoa comprar passagem só de ida para outro país.
Veja mais fotos do imóvel (clique para ampliar):
Respostas de 16
Parecia estar em bom estado de conservação. Lamentável.
Guarulhos é uma cidade sem memória!
Eu não gostaria de morar em um município que trata sua memória dessa maneira.
Ah! E o quadro da Tarsila Amaral que existe na cidade e está guardado….Pasmem! Dizem que no canil da GCM
por que na encaminha essa informação ao prefeito guti
Uma covardia,dói muito na alma quando isso acontece…Infelizmente a ganância de uns fala mais alto…Triste,muito triste!!!
O interessante e não menos triste é que, descendo a Av Guarulhos , na altura do Nº 1797 (onde funciona um escritório de Advocacia) exite do outro lado da rua um vasto terreno baldio, o qual seria o ideal para construir o tal Supermercado.
Sabe como Guarulhos “reflete seus ganhos no bem estar de seus cidadãos”? Erguendo esculturas enormes feitas em aço inox, de gosto duvidoso e custo astronômico. Isso em detrimento de uma infra estrutura precária – inclusive saneamento básico – em toda sua periferia.
Somos todos indolentes. Inclusive na hora de protestar e exigir os direitos.
É isso aí!
É lamentável esses desaparecimentos de patrimônios históricos, em um município que em seu território funciona um aeroporto de tamanha importância para o país!
A pouco tempo demoliram uma antiga casa dos escoteiros com arquitetura semelhante inglesa próximo a antiga microelite, e até hoje o terreno está aparado, a cede de derrubar apenas , fiquei profundamente triste!
Para quem conhece outras cidades é evidente observar o quanto Guarulhos é mau planejada sem valor cultural e histórico algum !
Isso se deve pela massiva migração de toda parte do país e consequentemente são pessoas que não se importa com a história da cidade!
Hoje Guarulhos é um verdadeiro caos sem planejamento, permitem apartamento em tudo que é lugar, cidade que cresceu sem urbanização por invasões legalizadas e favelizadas .
A cidade precisa ser governada por quem realmente ama essa cidade, diferente disso a tendência é piorar !
Em cima dessa demonição, nesse final de semana fui ao centro de Guarulhos e vi que a casa na felicio marcondes, deu espaço para um estacionamento, e essa casa era uma das unicas no centro
Pena que eu estou longe de um local desses, diga-se de passagem muito longe, se não resgataria esse pequeno enfeite de azulejos que aparece acima de uma janela. Construí do zero uma casa toda em estilo antigo, com o máximo de coisas antigas que consegui encontrar aqui em minha cidade, que não é tão antiga assim. Nem a região é.
Na própria avenida Guarulhos tem outro sobradão espaçoso e antigo, indo sentido centro, lado direito, número 1611. Fica defronte uma drogaria, próximo de um super-mercado. É lindo e amplo. Sempre “paguei um pau”…
Fica bem próximo à minha casa, só não publicamos aqui porque a dona é amiga da minha sogra e pediu pra não publicar…
virou estacionamento. como estava na ultima atualização do google maps: https://maps.app.goo.gl/qBTnoP55TQwHrTpP9