Armazém – rua Júlio César da Silva, 97

A outrora simpática rua Júlio César da Silva, no Belenzinho, há décadas não é mais a mesma. Ela vem enfrentando lentamente um processo de degradação que já havia antes atingido a avenida Celso Garcia, onde ela começa.

Foto de 2009 – Atualmente quase todos os imóveis da esquerda já foram demolidos

Esta rua sempre foi conhecida por dar acesso a inúmeras fábricas da região, mais próximas a marginal, como a Estrela, Pastifício Aracy, Borrachas Orion, Leite Vigor e a antiga Garagem Santa Rita da extinta CMTC. De todos estes citados apenas a usina de leite da Vigor permanece no local.

clique para ampliar

Foi justamente a Borrachas Orion quem mais contribuiu para a deterioração da região, que com o tempo ficou cada vez mais com ares de abandono, apenas com estabelecimentos comerciais duvidosos e muitos botecos.

O posto de gasolina ao final da rua também não resistiu a queda de faturamento e fechou, posteriormente sendo ocupado por moradores de rua que ali ficaram por cerca de dois anos.

Todos estes imóveis do quadrilátero compreendido por ruas Julio César da Silva, rua Behring, rua João Bohemer e avenida Celso Garcia foram abaixo para a construção de uma nova sede da Igreja Universal que segundo divulgaram será uma espécie de cópia do Templo de Salomão.

Embora pessoalmente seja contrário a demolições e avesso a essa igreja neopentecostal, acredito que esta nova construção será benéfica a esta região que hoje mais parece uma zona fantasma, se souberem explorar bem o novo empreendimento o local tende a se valorizar tornando-se não só um ponto de fé como inclusive pólo de turismo.

Este velho imóvel da foto acima nem era inicialmente um estabelecimento comercial como aparenta, mas na verdade foi uma pequena residência. Sua janela foi retirada e ali foi adaptada uma porta de aço, sendo que é possível notar parte da fachada onde estava a janela. Uma arqueologia urbana que em breve não estará mais ali diante de nossos olhos.

Conheça outros imóveis deste quadrilátero que também serão demolidos:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Edifício Montreal

Inaugurado em 1954, por ocasião das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, o Edifício Montreal é uma das importantes obras do Arquiteto Oscar Niemeyer em São Paulo. Conheça.

Leia mais »

Respostas de 5

  1. Nao foi demilido para construção do templo não. o templo fica em frente, no lado impar da rua.

    No local foi construido um outro imovel, que não consegui definir se é um estaciionamento….

  2. Aí perto, tem um galpão tão interessante quanto antigo, Fica numa esquina, é tipicamente adornado e não é muito grande. Vou investigar sobre o local exato…
    Cara, se eu tivesse um bom dinheiro para investir, faria isso com esse imóvel, que precisa de um bom restauro…

  3. Oi boa tarde,
    E uma pena o que fizeram com o Brás mas começou com a imigração em massa de Nordestino s para c.
    Infelizmente o Brasil não preserva sua memória igual acontece nos países Europeus e nos EUA onde a gente vê muitas construções seculares.E tudo entregue a especulação imobiliária.
    Minha mãe nasceu no Brás nas décadas passadas e meu pai em Santo.Amaro que também anda sendo muito descaracterizado por causa deses prédios.Querem transformar nossos bairros numa sufocante Av.Paulista.
    Quem quiser conversar,etc…está aí meu e-mail: louismyoung@yahoo.com.Um Paulistano tradicional e entrevistei guarda Luizinho vejam já no meu canal na “modernidade”.
    Se soubessem aproveitar todas essas construções em ricos detalhes ganhariam muito com turismo.
    https://louismauriceyoung.tripod.cim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *