A história do esporte se confunde com a própria história da evolução da humanidade. Atividades esportivas são disputadas desde os primórdios das civilizações, e os atletas se preparam para serem vitoriosos tendo como consequência o reconhecimento perante a sociedade.
E este nobre reconhecimento fica estampado nas páginas da sessão esportiva dos jornais, na televisão, no bate papo com os amigos, nas crianças jogando bola na rua (qual menino nunca se imaginou sendo um grande jogador de futebol ?) e também pode ser estampada no concreto.
E estampar uma homenagem no piso não é uma novidade. Com certeza você já ouviu falar na calçada da fama de Hollywood. Reflexo do status da indústria cinematográfica, artistas de renome fincam seus pés e mãos em uma parte de cimento fresco. É um grande e procurado ponto turístico onde as pessoas se sentem mais próximos dos seus fãs.
São Paulo não fica atrás e também possui a sua calçada da fama, porém destinada aos ídolos do esporte. Localizada na Praça Charles Miller ,no bairro do Pacaembu, este discreto passeio público passa despercebido diante aos olhares da população que frequenta o local, seja para turismo, visitar o museu do futebol ou assistir aos jogos de futebol.
Fixada a menos de 20 metros da entrada do Museu do Futebol, a calçada da fama do Pacaembu agoniza e vê sua história sendo dilapidada cada vez mais a cada dia que passa. Uma parte do concreto de sustentação está quebrada, partes das assinaturas dos atletas já estão irreconhecíveis e parte do cimento onde já estiveram fincadas as mãos dos atletas já não existe mais.
Algumas assinaturas ainda são possíveis de decifrar como de Éder Jofre, boxeador campeão mundial na categoria peso galo em 1960 e 1973 e Ralph Zumbano, também boxeador e tio de Éder Jofre, que também foi um dos descobridores do talento de Maguila. Também ainda podem ser identificadas no que resta da calçada da fama paulistana as assinaturas de Chico Landi e Homero e alguns outros desportistas.
Durante a edificação do Museu do Futebol, a calçada serviu de apoio para material de construção. O resultado não poderia ter sido pior, o respeito à memória dos atletas que contribuíram para fortalecer diversas categorias saiu perdendo e a calçada que já não estava bem conservada, piorou.
O nosso querido Museu do Futebol é reconhecido internacionalmente. Um museu totalmente tecnológico e moderno onde o visitante interage com a história dos clubes, dos jogadores e com os diversos campeonatos, mas nenhuma tecnologia substitui a emoção de colocar sua mão na marca de outra, exposta nesta singela calçada por décadas.
O pouco que resta desta antiga homenagem aos nossos ídolos ainda pode ser recuperado e preservado. Como um país que será sede de Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos pode ser levado com seriedade se é incapaz de preservar um monumento esportivo tão simples quanto este ? Será que é tão caro cercar o local, mantê-lo conservado, limpo e iluminado ? Da fortuna que é arrecadada no Museu do Futebol e com o aluguel do estádio para shows e jogos de futebol não sobra nenhum real para a conservação desta calçada ?
Que vergonha!
Confira outras fotos da Calçada da Fama (clique para ampliar):
Respostas de 14
no Brasil tudo tem de ser gradeado…
O pior é que não da nem para restaurar!
Infelizmente essa não da para reparar mesmo! Mais uma vez a memoria sendo apagada e esquecida… E viva o Brasil!
Sera que ainda podemos ter esperança?
Nossa, que absurdo. Lamentável.
Que louco! Nunca tinha ouvido falar desse registro. E certamente nem os sucessivos administradores do estádio… e por falar no estádio do Pacaembum, templo clássido do futebol paulistano… qual será o seu destino, com as novos estádios do Corinthians e Palmeiras? A discussão começa. O secretário Feldman quer reformulá-lo para shows e outros usos. Mais uma questão polêmica se coloca, porque se não me engano ele é tombado. Como vai ficar, como ficará? Valeu!!
Cara Glaucia,
quando o museu foi inaugurado eu escrevi um texto chamado: A sala esquecida do Museu do Futebol, que serve de complemento ao seu post. Está aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/futebolnarede/ult868u453464.shtml.
PERON
UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA!
Hoje, dia 25/11, saiu uma matéria no jornal Diário de São Paulo falando sobre o “esquecimento” da calçada da fama do Pacaembu
Isso é decorrência do tanto de impostos que pagamos, as pessoas ficam sem motivação para festejar, idealizar projetos públicos, festas, comemorações e com isso arranjam algo para fazer… depedrar a cidade como protesto pela falta de tudo por causa da carga tributaria tb
Aguardem a matéria sobre a Calçada do Pacaembu que irá sair em fevereiro!!!
O Brasil primeiro precisa de séculos de evolução para sediar uma Copa do Mundo.
Ola amigo
Sua materia ajudou os Guardões de Idolos na busca de tentar salvar asultimas arcas da Calçada da Fama do pacaembu!
VEJA O VIDEO Guardiões de Ídolos tentando salvar as ultimas 4 marcas da Calçada da Fama do Pacaembu.
http://www.youtube.com/watch?v=87JPWtyAv9Q
E CONHEÇA MEU BLOG http://guardioesdeidolos.blogspot.com.br/ ONDE MOSTRA A MINHA CORRERIA DAS MARCAS DOS GRANDES ATLETAS
Oque me tras até vcs é a sabedoria de trazer uma tentativa de solucionar um problema que vem se instalando a anos na calçada da fama do pacaembu.
Pois a cerca de 48 horas atras estava em São Paulo, mais precisamente na calçada da fama do Paembu estraindo uma copia das 4 marcas existentes nesse monumento em tributo aos grandes feitos de nossos atletas brasileiros.
venho através dessa informar que eu e minha celula (guardiões de idolos) executamos essa ação para tentar urgentemente preservar as marcas que la restam intactas, e declaro desde ja que minha ação não tem fins lucrativos algum, pois minha celula atua na busca de preservar as marcas dos maiores atletas do esporte patrio!
E quero dizer que toda a ação é com fins de poder ajudar e contribuir com a historia esportiva brasileira! Pois o descaso aferido a tal monumento merecia mais respeito e proteção!
toda a minha ação é pelo bem da historia, pois apartir de hoje irei executar os moldes em Marmore Sintetico e devolver os extratos originais de extração e as 4 placas com as marcas em marmore sintetico ao governo do estado de São Paulo.
E declaro que tudo que executei só teve a filosofia maxima de proteger as ultimas 4 placas que la existem.
Pois não tenho a filosofia de vender e buscar fins lucrativos algum que seja usando a mecanica dos Guardiões
Mas quero sim é devolver ao governo Paulista essas 4 ultimas marcas em respeito a nossos atletas! Quero dizer tambem que tudos que Minha celula executa não tem fins lucrativos alguns! Pois a celula dos guardioes atua simplesmente para preservar a historia e não fomenatar busca monetaria, pois eu mesmo financio meu projeto e não uso dinheiro publico algum, OK
E em meu acervo ja detenho mais de 360 Marcas. E me sinto realizado em poder contribuir com a proteção desse rico memorial, pois toda a ação foi na busca dos extratos das marcas e não causei dano algum a nenhuma peça la existente.
Pois do geito que encontrei eu deixei!
E minha ação sera de sempre atuar pelo bem da historia. Pois minhas origens são paulistanas e a sua materia me sensibilizou e eu fui fazer oque eu achei que tinha que ser feito. Pois preservar a nossa historia é um dever de todos.
Atenciosamente Sullivan Gonçalves Oliveira
Fundador dos Guardiões de Ìdolos