A suástica em São Paulo antes dos nazistas

Em 18 de abril de 1920 os principais jornais paulistanos, e possivelmente muitos outros espalhados pelo Brasil, publicaram esta misteriosa propaganda, com uma suástica estampada:

Crédito: Divulgação
clique para ampliar

Se fosse publicado nos dias de hoje, este anúncio causaria repulsa e indignação, mas na época causou muita curiosidade. Afinal, o que representava aquele emblema ?

Alguns dias depois, em 22 de abril, outro anúncio seria publicado, explicando o que tal desenho representava ao redor do mundo. O texto, bastante curioso, dava explicações da origem histórica do símbolo, mas nada ainda de dar detalhes ainda do que viria a ser a razão daqueles anúncios.

clique para ampliar
clique para ampliar

E o mistério continuou mais alguns dias (será que alguém comprava o jornal diariamente só para saber o desfecho desta campanha publicitária ?) até que no dia 27 de abril foi revelado aos leitores do que se tratava aquele emblema.

Crédito: Divulgação

Não se tratava de crença religiosa ou algo do gênero, mas sim a marca (ou emblema como dizia no anúncio) da empresa Anglo-Mexican Petroleum Company ou, como conhecemos hoje, a Shell. A empresa estava no Brasil desde 1913, mas foi na década de 20 que ela realmente se expandiu por aqui, instalando bombas de gasolina de rua e em garagens de São Paulo e no restante do país. A publicidade com a suástica era para fazer os produtos da empresa ainda mais conhecidos por aqui.

O símbolo não se restringia a publicidade. Estava também presentes nos papéis timbrados da empresa, nas embalagens e também em seu maquinário, como as bombas de gasolina. Na imagem abaixo, junto a outras marcas, podemos observar alguns dos produtos da Anglo-Mexican que ostentavam a suástica.

Crédito: Divulgação

E nas duas imagens a seguir, o símbolo presente em duas bombas de combustíveis. A primeira, em uma rua de Fortaleza, no Ceará, é a bomba de rua, que hoje ficam nos postos de abastecimento. A segunda, menor, é a bomba que ficava em garagens particulares espalhadas por São Paulo e pelo Brasil.

Crédito: Divulgação

Bomba antiga à venda em antiquario (clique na foto para ampliar)
Bomba antiga à venda em antiquario (clique na foto para ampliar)

O leitor pode estar se perguntando: A Anglo-Mexican era simpatizante do nazismo ? A resposta é não!

Em 1920 o símbolo ainda não era ligado ao regime nazista. Naquele momento a suástica não tinha recebido a associação a algo tão terrível e negativo para a humanidade e era até simpático adota-lo como um emblema. Porém alguns anos mais tarde, com a crise da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, o nazismo começaria a crescer e o símbolo adotado por Adolf Hitler era justamente a suástica, que já estava disseminada também pela empresa. Embora idêntica, a suástica nazista tinha a orientação diferente desta, apontando pro lado oposto.

Parece uma cena da Segunda Guerra, mas é a nossa serra do mar (clique na foto para ampliar).
Parece uma cena da Segunda Guerra, mas é a nossa serra do mar (clique na foto para ampliar).

Mesmo com os nazistas utilizando largamente a suástica desde a segunda metade dos anos 20, a Anglo-Mexican manteve-a como emblema da empresa. O símbolo só seria descartado com a ascensão no nazismo ao poder, na Alemanha, em 1933. Neste mesmo ano, a empresa voltaria aos principais jornais do Brasil para anunciar a adoção de um novo símbolo, hoje também mundialmente conhecido: a concha.

Crédito: Divulgação
Anúncio veiculado em dezembro de 1933

Era o fim da linha para a suástica na empresa e apenas o início como símbolo marcante do nazismo e dos horrores que viriam com a Segunda Guerra Mundial. O emblema antigo é tão tabu que não há qualquer menção a ele no site da empresa. Porém, acredito que a história foi feita para ser contada e não escondida.

Fica a pergunta: Se não tivessem os nazistas adotado a suástica, será que o símbolo estaria sendo utilizado até hoje pela empresa ? Comente.

Veja abaixo mais duas publicidades antigas da Anglo-Mexican, respectivamente de 1931 e 1933:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: