Figura intimamente ligada à história e a cultura de São Paulo, Mário de Andrade (* 9/10/1893 + 25/2/1945) foi escritor, musicólogo, historiador de arte e fotógrafo. Foi também um dos importantes fundadores do modernismo no Brasil e um de seus trabalhos mais famosos é “Pauliceia Desvaiarada” de 1922.
Paulistano nato Mario de Andrade teve sua vida toda vinculada à capital paulista, tendo morado em apenas duas casas. Sendo assim é claro que muitos lugares da cidade foram marcados por sua ilustre presença, o que levou em 1993 a Veja São Paulo a fazer uma espécie de roteiro da cidade “Andradina”.
Apresentamos aqui a publicação da revista, onde você confere o mapa parcial de São Paulo com a identificação das localidades mais frequentadas pelo escritor durante sua vida. A única falha do roteiro é não apontar onde ele viveu na primeira fase de sua vida, até 1921. Sua primeira residência foi no Largo do Paissandu identificada por nós na fotografia abaixo.
O ROTEIRO ANDRADIANO (originalmente publicado na revista Veja São Paulo em outubro de 1993):
Uma resposta
Olá, bom dia!
Já estive, uma única vez, na casa do Mário que hoje é a Oficina da Palavra.
Nem tanto pelo que é hoje, mais pelo fato de ter sido a residência dele. É um baita casarão, com vários ambientes e a visita é monitorada. Bem legal.