Muitas casas paulistanas desaparecem pela sede de terrenos da especulação imobiliária. Entretanto há outras que embora pareçam terem sido demolidas, seguem de pé mas escondidas de nossa vista. É o caso deste sobradoa do anúncio abaixo, que curiosamente ainda existe, na avenida Professor Alfonso Bovero:
Este anúncio veiculado em um jornal no ano de 1943 oferece um palacete de fino trato para interessados em morar na região do Sumaré. De acordo com a descrição trata-se de um imóvel construído em terreno de 15 por 40 metros com uma série de luxos, como gás encanado, aquecimento interno, aquário e um mirante. O preço? A bagatela de 230.000 cruzeiros.
Quando me deparei com este anúncio, enviado pelo amigo Ralph Giesbrecht do excelente site Estações Ferroviárias, fiquei pensando qual e quando teria sido o fim deste belo sobrado. Mas eis que em uma análise do mapa fotográfico da região (Google Maps) foi possível constatar que o casarão ainda está por lá, vejam:
O casarão foi cercado por uma estrutura e deu abrigo a uma unidade do Colégio Global (a outra unidade fica um pouco adiante na mesma avenida) e área de fundo foi grande o suficiente para abrigar um ginásio esportivo. Observando bem as duas imagens acima (a da direita é 3D) é possível observar que a estrutura está lá, preservada ao menos no andar superior. Que achado!
Da rua a visão não é das mais bonitas e nem dá pistas do casarão que está lá atrás, escondido:
E se observarmos novamente o anúncio de 1943 e as fotografias áreas atuais temos também uma boa visão de como a região se transformou desde então. Uma São Paulo que não para nunca de crescer e se transformar. Será que um dia esse casarão voltará a ser visto a partir do nível da rua ? Ou é sonhar demais ? Deixe um comentário.
ATUALIZAÇÃO – 21/2/2024:
E felizmente o sobrado da avenida professor Alfonso Bovero não é mais uma “casa escondida”. Recebi o contato do arquiteto Erick Vicente que me informou que ele cuidou do projeto que readequou o imóvel para seu novo “habitante”, já que o Colégio Global deixou o local: a Trails School. Abaixo transcrevo o que Vicente nos enviou e na sequência como ficou o imóvel sem aquela fachada horrorosa anterior.
“Nós fizemos uma reforma que revelou parte do palacete escondido, retirando as chapas de aço que o cobriam. Infelizmente, o imóvel foi totalmente descaracterizado, mas parte do segundo pavimento e a torre nós conseguimos recuperar. Não totalmente, mas deixamos essas partes do antigo palacete à mostra.
O projeto precisou refazer toda a parte interna para adaptar o imóvel às normas e exigências da secretaria de educação, principalmente nas questões de acessibilidade e segurança contra incêndio. Porém, mesmo com tantas exigências, a ideia foi fazer com que as ampliações tivessem a permeabilidade necessária para revelar parte da memória do lugar.
A casa foi construída pelos Irmãos Karman, donos da Sociedade Urbanizadora, uma “vila” dentro do bairro do Sumaré, entre a Alfonso Bovero e a Av. Sumaré. Há uma praça em homenagem a eles na Av. Sumaré, em frente a Padaria La Plaza.”
Erick Vicente
Não há a menor dúvida que o resultado foi muito satisfatório e trouxe o velho palacete de volta à vida, adaptando de maneira sábia o uso do imóvel antigo com as necessidades que uma escola moderna precisa. Nossos parabéns aos envolvidos.
Respostas de 7
Aqui no Rio fizeram isso uma vez com o cinema Palácio, na Cinelândia (que atualmente é Teatro Riachuelo). Ficou uns 30 anos escondido por um letreiro de alumínio. Na penúltima reforma (quando tentou ser cinema de novo, antes de ser teatro), tiveram a lúcida ideia de arrancar aquela “máscara”.
Impressionante! Parabéns! Quando você não vai até os imóveis da São Paulo antiga, mesmo estando ocultos eles dão um jeito de irem até você ! 🙂
Sensação interessante… Entrei algumas vezes nesse casarão sem fazer a menor ideia disso…rsrsrs
Muito interessante!
Eu não entendi, o casarão está dentro desse Colégio Objetivo??
Gostaria de saber quem construiu e morou no palacete.
Artigo atualizado com uma grata novidade! Recomendo virem conferir!