As 12 capas mais legais da revista Repórter Policial

Quando assistimos programas policiais como “Brasil Urgente” ou “Cidade Alerta” temos a impressão de que a violência está espalhada como nunca antes neste país. Entretanto, crimes hediondos, chocantes e terríveis acontecem por todo o Brasil há muito tempo. E entre 1949 e meados dos anos 50, uma revista de crime fez o maior sucesso, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro: A Repórter Policial.

Como na época a fotografia em capas de revistas eram caras, a Repórter Policial usava e abusava de excelentes ilustrações. Fizemos uma seleção das 12 mais legais de nosso acervo e publicamos aqui. Divirta-se!

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

Repórter Policial

A revista foi editada no Rio de Janeiro por Roberto Monteiro e Ernesto Gabastou e de lá enviada para vários cantos do Brasil. Hoje raríssimas de se encontrar, são disputadas em sebos e antiquários por valores bem altos, tantos por aqueles que colecionam revistas policiais, como por ilustradores que encontram nas capas da Repórter Policial fonte de inspiração e aprendizado histórico.

O São Paulo Antiga dispõe de 90% do acervo da revista e está digitalizando o acervo. Entretanto, não temos dados dos editores da publicação, citados no parágrafo anterior. Se você possui alguma informação a respeito, não deixe de entrar em contato conosco, clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

A Capela de Santo Antônio

É devoto(a) de Santo Antônio ? Quer ir buscar o tradicional pão bento para colocar no pote de arroz ? Saiba que além da tradicional Igreja de Santo Antônio do Pari, São Paulo possui uma pequena e centenária capela dedica ao Santo no bairro do Belenzinho. Venha conhecê-la!

Leia mais »

Respostas de 7

  1. Nossa acho muito interessante esses crimes do passado. Aqui no site não me canso de visitar os post do crime do poço, do castelinho etc. Fiquei curioso com o crime da primeira revista… Vou aguardar as digitalizações. Parabéns pelas jóias raras, guarde-as bem no fundo do cofre afinal, são realmente raras….

    Abraços

  2. Poderíamos voltar pra esse sensacionalismo ilustrado! As imagens reais e o falatório da TV não deixariam saudades…

  3. Sinto uma estranha e incrível nostalgia ao ler sobre o passado da nossa cidade, e até mesmo de como as pessoas viviam naquela época.

    Estou encantada com este site!

  4. Meu avõ foi proprietario de uma revista contemporanea ou talvez mais antiga que essa e que chamava Revista Policial, feita aqui mesmo em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *